MENTORIAS
O caminho mais rápido para o sucesso empresarial
Agenda uma mentoria.
Os Mentores
- Todos
- Finanças e Investimentos
- Experiência Consumidor
- Liderança Estratégica e Gestão de Pessoas
- Sustentabilidade e ESG
- Cultura Organizacional
- Empresarial e Comunicação

Jorge Russo
Multidisciplinar
Pós graduado em Gestão de PME’s pela NOVA SBE e facilitador Certificado LEGO Serious Play, fundou a Dots Training em 2016 e sente-se mais CIO (Chief Inspiration Officer) do que CEO, preferindo a visão ao sonho, sonhando com organizações plenamente felizes, em que o esforço não é métrica relevante, mas sim o prazer em alcançar os objetivos planeados. Acredita profundamente que a Comunicação e a Colaboração são os motores de tudo e que a Inovação é a materialização da Criatividade, pelo que privilegia a Iniciativa e a Criatividade nas soluções que concebe e implementa nas organizações.
A Dots Training fornece serviços de Mentoria, Consultoria, Formação e Team Building nas áreas de Liderança, Cultura Organizacional, Customer Experience, Sustentabilidade e ESG.
.

Maria João Antunes
Liderança Feminina
Sou uma profissional sénior, com uma carreira sustentada e com uma experiência sólida com provas dadas.
Possuo formação adequada ao nível do desenvolvimento de Líderes não só pela experiência de dezenas de anos, mas também pela diversa formação recebida na área. Formação Internacional de Liderança, Curso de Executive Coach e mais recentemente um Curso de Liderança Feminina.
Tenho ainda uma vasta experiência em processos de: identificação e retenção de talentos; programas de comunicação interna; lançamento de visão e valores; start-ups; desenvolvimento de academia de formação; processos de avaliação de desempenho; projetos de change management; projetos de 360º de A a Z; reestruturações; entre outros projetos fundamentais para uma organização de sucesso.

Ana Lino
Carreira e Liderança
Licenciada em Gestão e Mestrado Executivo em Recursos Humanos.
Trabalhei mais de 20 anos nas áreas de Recursos Humanos e Comercial, com experiência de liderança de equipas e gestão de pessoas, numa perspectiva estratégica e operacional. As minhas áreas de paixão e atuação, são o recrutamento, formação, avaliação de desempenho, cultura organizacional, retenção de talento, progressão e desenvolvimento de carreira.
Ao longo do meu percurso, fui acrescentado uma abordagem humana e sistêmica, apoiada no desenvolvimento pessoal e profissional, no talento e no potencial. Acredito em Pessoas, no trabalho como dom, e na melhoria dos processos e dos ambientes de trabalho.
Em 2017 tornei-me Empreendedora, Mentora e Formadora, abri 2 empresas. Hoje ajudo Líderes a Ser Voz e Ação da sua história e propósito, a criar e implementar Projetos e Estratégias, que transformem a Gestão de Pessoas, com impacto nos seus resultados.

Fidélio Alegria
Líder Transformacional
Com mais de 25 anos de experiência em gestão e liderança, dedico-me a ajudar profissionais e organizações a encontrarem o seu caminho de crescimento e transformação. Atuei como CEO e Chairman em contextos internacionais, liderando processos de reestruturação, expansão e desenvolvimento de equipas em vários mercados europeus.
Sou apaixonado por potenciar pessoas, criar valor sustentável e promover culturas de excelência. Como mentor, trago uma abordagem prática, estratégica e humana, apoiando empresários e profissionais em momentos de decisão, crescimento ou transição, sempre com foco no impacto positivo que podemos gerar na sociedade.
Paralelamente à minha atividade profissional, dedico-me ao voluntariado em instituições sem fins lucrativos, porque acredito que o sucesso se constrói com propósito e se reflete na diferença que fazemos na vida dos outros.

Edite Tavares
Mudança/Transição de Carreira
Licenciada em Economia, Pós-Graduada em Gestão com Formação Avançada em Desenvolvimento Pessoal e Profissional, percorri uma longa e desafiadora carreira em estudos de mercado. Atualmente apoio pessoas e organizações em processos de mudança, crescimento e transformação.
Enquanto coach, mentora e formadora em temas organizacionais, estabeleço alianças autênticas com cada pessoa para encontrar uma fórmula ancoradora, capaz de clarificar o essencial, concretizar resultados no presente e criar espaço para o que está a emergir.
Podemos, sem dúvida, ser uma sociedade com pessoas mais satisfeitas, felizes e realizadas.
Convido-o/a a dar o primeiro passo, e a estimular a semente da (auto)liderança para o desenvolvimento do seu potencial único e resultados de excelência.

Adriana Carneiro
Gestão Mudanças Pessoais
Adriana Carneiro foi advogada com uma carreira sólida em contencioso.
Foi diretora de várias agências e liderou várias equipas em várias sucursais de retalho e
Prestige no MillenniumBcp onde chegou a conquistar o primeiro lugar nacional por 3
vezes.
Foi CEO e consultora de marketing na SmartKiss (que se fundiu com a Zyrgon) e
Head of Operations Recrutamento e Boarding Manager na Coldwell Banker City.
É Mentora, Formadora, Master PNL Practitioner, coach executiva e autora.
Fundadora da marca “Faz a tua mudança”, dedica-se a facilitar mudanças pessoais
e organizacionais na sua mudança pessoal e profissional.
Através da sua abordagem prática e humana, ajuda pessoas a resgatarem a confiança, determinação, produtividade, gestão de tempo e a transformarem verdadeiramente as suas vidas e negócios.
Ideal para empresas e profissionais que procuram resultados concretos e mudança
profunda.

Tiago Maia
Multidisciplinar
Com 20 anos de experiência profissional, o mentor Tiago Maia, adquiriu conhecimentos e competências multidisciplinares em entidades públicas e privadas.
A sua carreira inclui funções de liderança na Câmara Municipal de Matosinhos, na MatosinhosHabit-EM e, mais recentemente, no setor privado, no Grupo Lionesa. Durante este período, teve a oportunidade de contribuir para projetos notáveis e inovadores que deixaram uma marca significativa nas áreas de Desporto, Ambiente e Sustentabilidade, entre outras.
A sua marca distintiva transversal a todas estas passagens, é a capacidade de pensar e implementar parcerias estratégicas, capazes de alavancar projetos e instituições de forma natural e consensual em todos os quadrantes envolvidos.
Nas suas palestras, ajuda as empresas a trabalhar o Poder das Parcerias e a sua gestão, a importância das Relações Institucionais, assim como a comunicação estratégica que contribui para o sucesso das organizações e também para o sucesso individual.

Eduardo Rosas
Crescimento Sustentável
Desenvolvo a minha actividade com foco na Estrategia de Negócios, através de Business & Executive Coaching, estou sediado no Sul da Europa, em Portugal. Utilizo a minha vasta experiência em impulsionar o crescimento empresarial sustentado. Especializo-me em desenvolver estratégias personalizadas que combinam coaching de negócios, investimento estratégico e gestão operacional para transformar desafios em oportunidades reais.
A minha abordagem, é fundamentada na análise detalhada do mercado e no desenvolvimento de negócios, permite identificar lacunas e potenciar resultados concretos. Ao integrar técnicas avançadas de gestão e abordagens disruptivas, ajudo líderes e empresas a elevar a competitividade e a maximizar o seu potencial de crescimento.

Luís Sobral
Negócio Digitais
Sou Luís Sobral, fundador da Sobral Digital Agency, com mais de 25 anos de experiência em marketing digital.
Hoje, ajudo PMEs a automatizar processos com IA, a simplificar rotinas e a acelerar resultados — sem complicações técnicas nem promessas vazias.
Trabalho lado a lado com empreendedores para:
• Automatizar tarefas comerciais, administrativas e de marketing
• Ligar ferramentas digitais que hoje não comunicam entre si
• Criar fluxos de trabalho inteligentes que libertam tempo e energia
• Aumentar leads e vendas com estratégias de tráfego e IA
Além disso, sou mentor e formador na área do marketing e automação para negócios locais, prestadores de serviços e marcas pessoais.

António Pereira
Sustentabilidade
Depois de ter sido empresário na área da comunicação e eventos, decidiu dedicar-se, por missão social profissional, à promoção de mentalidades, comportamentos e soluções sustentáveis. Interligando as áreas ambiental e social, começou por criar a Ecokart Portugal, uma plataforma de promoção prática da sustentabilidade nos desportos motorizados e na mobilidade, e depois a associação Ecomood Portugal, de que é hoje coordenador.
É membro de mais de 20 plataformas nacionais e internacionais dedicadas à sustentabilidade em áreas como a mobilidade, educação, energia, economia circular, consumo racional ou solidariedade. No seu trabalho com escolas (do 1º ciclo ao superior), municípios, empresas e outras entidades, cria e produz formatos de actividades de sensibilização prática e eficaz. Escreve para várias publicações, participa e organiza muitas palestras, webinars e conferências. Aconselha jovens, professores, autarcas, empresários. Cidadãos.
Porque a sustentabilidade não é um custo, é um investimento. Não é uma moda, é uma necessidade. Premente.

Cristina Costa
Consultoria de Inovação
Licenciada em Gestão e contabilista certificada, cedo despertou a paixão pelas estratégias de negócios, marketing e inovação.
Em 2015 criou de raiz o evento “Rotas da Inovação Empresarial”, que percorreu o país de norte a sul, onde (em 18 capitais de distrito) foi possível reunir mais de 1.500 empresários, empreendedores, mentores, professores, autarquias, universidades, associações empresariais, startups, etc.
Assim, neste contexto, surgiu a mentoria e uma especialização em “Qual o valor de uma ideia?”
Foi assim encontrado o elo perfeito entre a área financeira, proteção de ideias & negócios e marketing, os 3 elementos base para Avaliar Marcas e Patentes.
Quando caminham juntos, estes três mundos são poderosos motores de crescimento estratégico para as empresas – as ideias têm valor.
Num mundo onde há consumidores “ávidos” por produtos inovadores, imensas patentes que não saem do papel. A inovação começa nas ideias, mas só cresce com proteção, visão estratégica e valorização financeira.
Em 2025 liderou o projeto que criou o 1º portal de Portugal de intermediação na compra e venda de Marcas e patentes – o local onde as ideias mudam de mãos.

Vitor Santos
Finanças em PME
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISEG, com especializações em Sistemas de Informação e E-Business (Universidade Católica de Lisboa) e em Corporate Governance (Faculdade de Direito de Lisboa). É Revisor Oficial de Contas e atua como Senior Partner na DFK Portugal e CEO da CFO Online. Exerce funções de fiscalização como ROC em diversas entidades dos setores empresarial, público e não lucrativo. Lidera projetos de reestruturação societária e expansão empresarial, além de desenvolver consultoria e formação financeira, com foco especial em PME.

Luis Lamy
Tecnologia e Inovação
Cofundador e CEO da SafetyScope, onde estamos a revolucionar a vigilância através da automatização da deteção de atividades. A nossa abordagem inovadora foi recentemente validada no Programa de Incubação de Empreendimentos Digitais do EIT 2024, colocando-nos numa trajetória promissora enquanto nos preparamos para o nosso lançamento no mercado.
Com uma profunda paixão pela tecnologia e pelo empreendedorismo, o meu percurso tem sido dedicado ao avanço da deeptech e à otimização de processos manuais. A minha experiência abrange desde startups a mentoria em projetos emergentes, e o meu objetivo é ajudar ideias inovadoras a concretizarem-se. Se está a trabalhar num projeto de tecnologia entusiasmante e procura orientação, sinta-se à vontade para entrar em contacto comigo no Madan Parque. Adorava discutir e explorar novas oportunidades.

Alcino Pascoal
Estratégia e Crescimento PME
Licenciado em Engenharia Química pela NOVA FCT, a que se seguiu o Mestrado em Ciências da Educação | Educação e Desenvolvimento também pela NOVA FCT.
É Assessor da Administração do Madan Parque desde Maio de 2002, onde tem desempenhado as seguintes funções: Gestão de Projectos (financiamento da UE e, pontualmente, também instrumentos financeiros nacionais) nos domínios do Desenvolvimento Regional, do Empreendedorismo Qualificado e da Colaboração entre Clusters. Preparação de candidaturas a Programas com financiamento da UE e nacionais. Gestão da Contabilidade de Clientes. Área Financeira (enquanto CFO). Acompanhamento das actividades de incubação. Mentor em Questões Financeiras e de Desenvolvimento do Negócio.

Fernando Monteiro
Finanças em PME
Licenciado em Economia pelo ISEG, com pós-graduação em Gestão Bancária pelo ISGB e um bacharelato em contabilidade pelo ISCAL. É atualmente Finance Team Leader na CFO Online.
Tem vindo a liderar projetos de Startups, reestruturações e projetos empresariais relacionados com a recuperação e expansão dos negócios. No decurso da sua carreira profissional tem vindo também a desenvolver programas de consultoria e formação na área financeira com destaque para o trabalho desenvolvido como consultor de PME.
Foi director financeiro de empresas do sector de Retalho, Telecomunicações e Banca, e técnico principal do FSVC-USAID para a implementação dos IPSAS (Normas Internacionais de Contabilidade do Sector Público).
Profissional com sólida formação em Contabilidade, Economia e Gestão, com mais de 30 anos de experiência no sector financeiro, incluindo liderança em instituições bancárias, consultorias internacionais e projectos de desenvolvimento económico.

Luís M. Faria
Gestão de Investimentos
É fundador e sócio-gerente da LUGRADIX Management Consulting, uma empresa que disponibiliza competências para negócios e iniciativas de sustentabilidade empresarial onde as pessoas fazem a diferença.
Possui MBA em gestão, MSc em Engenharia e diversas especializações para executivos em contexto nacional e internacional.
Foi diretor em várias empresas do Grupo EDP durante 22 anos, liderando iniciativas de negócio e de responsabilidade social corporativa, destacando: (i) Acesso à Energia (A2E) para países emergentes, com principal foco em África, e; (ii) Serviços de Energia B2B para o mercado empresarial em Portugal. Durante os seus mandatos, foi nomeado membro do Board da Rensource Energy – empresa de energia em África, e membro de supervisão de empresas participadas e instituições associadas, incluindo a ADENE – Agência Portuguesa de Energia. Iniciou a sua carreira há mais de 30 anos no sector das telecomunicações no Grupo Portugal Telecom e outras empresas.

Carla Leitão Joaquim
Legal
Advogada com uma experiência de mais de 20 anos exclusivamente em áreas de investimento e negócios, como Direito Imobiliário (Aquisição e Rentabilização de Activos, Fundos de Investimento Imobiliário, Urbanismo e Turismo) e Empresarial (Societário, Governança Corporativa, Comercial e Laboral).
Foi advogada in house em sociedade de promoção imobiliária e turística, tendo aí exercido o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia de Proprietários.
Integrou várias sociedades de advogados, incluindo de cariz internacional.
Actualmente, desenvolve advocacia de investimento e negócios na CLJ Legal, prestando assessoria jurídica a empresas e stakeholders da área imobiliária, tanto nacionais como estrangeiros.

Hélder Gonçalves
Comunicação Empresarial
Licenciado em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões. Especializou-se em Gestão de Marketing.
Trabalhando quase sempre em ambientes multinacionais, e sendo ‘Treinador’ por convicção dá formação a empresários há mais de 25 anos, em temáticas como vendas, marketing, gestão e comunicação empresarial.
Decidiu em 2010 abraçar o Coaching Empresarial, abrindo o 1º escritório da ActionCOACH no Algarve.
E em 2021, cria a marca Coaching 5, dando continuidade à sua atividade profissional nesta área, onde realiza um trabalho com as Empresas de forma diferenciada e com uma metodologia própria.
É autor de programas únicos, como o Comunica PRO, a Academia Crescimento e o Coaching à Mesa.
Tem gosto e curiosidade pelo mundo que o rodeia e refere frequentemente que procura o Kaizen (a busca contínua para a Excelência).
Considera-se determinado, positivo e comunicativo. A frase que Gandhi proferiu “Sê a mudança que queres ver no mundo”, é o seu lema.

Tiago Alvarez
Marketing
Tiago Alvarez é um empreendedor e consultor com mais de 20 anos de experiência em Marketing, especializado em Merchandising Sustentável, Branding, Marketing Digital e Automações & Agentes AI. À frente da Brands Connection e da Big Trends, tem liderado projetos inovadores que combinam tecnologia, sustentabilidade e impacto estratégico para marcas em diversos setores.
Com experiência internacional, consolidou uma rede de clientes e parceiros em vários países, impulsionando negócios através de Branding e Estratégias Digitais. O seu foco em vendas e gestão de produtos tem sido essencial para construir relações duradouras e fortalecer a presença de marcas no mercado global.
Pai de três filhos, equilibra o dinamismo empresarial com a paixão pelo bodyboard e boxe, trazendo a mesma determinação dos desportos para o mundo dos negócios.”