Formação personalizada, ajustada às necessidades do cliente.
Formação standard dividida por 5 áreas que serão privilegiadas este ano.
DESTINATÁRIOS
Todos os associados da Rede e todos os empresários que pretendam transformar as suas ideias num plano de negócio.
OBJETIVOS
• Elaborar um plano de negócios;
• Criar condições ao desenvolvimento das competências do Empresário quanto à criação, implementação e gestão do seu negócio.
CONTEÚDOS
Estruturar Ideias
(oportunidade do negócio, a situação do mercado, a concorrência, os recursos financeiros).
Análise de mercado
(produto/serviço? clientes? dimensão do mercado? concorrência? potencialidades de crescimento?).
Orçamento
(estimativa de custos; receitas, ponto morto das vendas).
Construção do Plano de negócios
(análise de mercado, plano de investimentos, fontes de financiamento, plano de tesouraria e rentabilidade do projeto).
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Formação online, utilizando métodos ativos, com o objetivo de promover o conhecimento sobre a criação de negócios.
DURAÇÃO
20 horas
PRÉ-REQUISITOS
Não existem.
DESTINATÁRIOS
Todos os associados da Rede e todos os empresários que pretendam analisar a viabilidade do seu negócio e identificar estratégias de contingência para reduzir ou eliminar os riscos.
OBJETIVOS
• Identificar potenciais riscos.
• Criar um plano de contingência ao risco.
CONTEÚDOS
Conceitos de gestão dos riscos
(abordagem ao conceito de risco e ao tipo de riscos que podem ocorrer).
Técnicas de identificação de riscos
(métodos e técnicas de identificação e avaliação do risco).
Construção de um plano de contingência ao risco
(tipos de riscos e estratégias de resposta ao risco).
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Formação online, utilizando métodos ativos aplicando exercícios práticos de análise de riscos.
DURAÇÃO
20 horas
PRÉ-REQUISITOS
Não existem.
DESTINATÁRIOS
Todos os associados da Rede e todos os empresários que pretendam gerir o seu negócio com base em princípios de eficiência e eficácia de recursos.
OBJETIVOS
• Compreender a importância da gestão de projetos, ao nível da gestão das atividades, dos recursos e da gestão das equipas.
• Conhecer e utilizar ferramentas de apoio à gestão de projetos.
CONTEÚDOS
Ciclo de vida de um projeto
(as várias fases da vida de um projeto).
Técnicas de planeamento de atividades
(definição de atividades; matriz de responsabilidades, gráficos temporais e de rede).
Técnicas e instrumentos de controlo e acompanhamento de projetos
(orçamentação; relatórios de monitorização, análise de desvios).
Conclusão e avaliação do projeto
(procedimentos administrativos de conclusão do projeto e instrumentos de avaliação do projeto).
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Online
DURAÇÃO
14 horas
PRÉ-REQUISITOS
Não existem.
DESTINATÁRIOS
Todos os associados da Rede e todos os empresários que pretendam gerir o seu negócio com base em princípios de gestão e organização.
OBJETIVOS
• Conhecer os princípios de gestão de um negócio no dia-a-dia.
CONTEÚDOS
Princípios de Gestão
(noções de organização e de gestão).
Técnicas de diagnóstico
(aplicação de técnicas de diagnóstico organizacional).
Plano de atividades
(noções de planeamento; construção de um plano de atividades).
Técnicas de orçamentação
(orçamentação de projetos e atividades).
Noções de contabilidade
(operações diárias de contabilidade e tesouraria).
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Online
DURAÇÃO
24 horas
PRÉ-REQUISITOS
Não existem.
DESTINATÁRIOS
Todos os associados da Rede e todos os empresários que pretendam desenvolver técnicas de criatividade.
OBJETIVOS
• Promover a criatividade individual e de grupo.
• Estimular o desenvolvimento pessoal.
CONTEÚDOS
O processo criativo
(os seis chapéus de Edward de Bono; promoção da criatividade em contexto de grupo e individual).
Técnicas de criatividade
(brainstorming; análise morfológica; mind maps).
Auto-avaliação do potencial criativo
(plano de desenvolvimento pessoal).
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Formação online
DURAÇÃO
10 horas
PRÉ-REQUISITOS
Não existem.
DESTINATÁRIOS
Todos os associados da Rede e todos os empresários que pretendam promover a inovação nas suas empresas.
OBJETIVOS
• Estimular o processo de inovação e desenvolvimento nas empresas.
CONTEÚDOS
Processos de inovação
(noções sobre todas as fases do processo de inovação).
Invenção e conceção criativa
(as potencialidades da conceção criativa).
Design, teste, desenvolvimento e produção
(técnicas aplicáveis às áreas de design, prototipagem, desenvolvimento e produção da inovação).
Comercialização
(definição de preços, canais de distribuição e de promoção da inovação)
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Formação online
DURAÇÃO
14 horas
PRÉ-REQUISITOS
Não existem.
DESTINATÁRIOS
Todos os associados da Rede e todos os empresários que pretendem implementar ou desenvolver uma empresa.
OBJETIVOS
• Elaborar um plano de marketing;
• Analisar estratégias e ações relativas ao lançamento de produtos e serviços.
CONTEÚDOS
Estratégias de Marketing
(identificação de estratégias de marketing de acordo com o contexto)
Técnicas de construção dos preços
(aplicação de técnicas de construção de preços)
Métodos, técnicas e instrumentos de promoção de produtos/serviços
(técnicas tradicionais de promoção versus redes sociais)
Plano de Marketing
(construção do plano de marketing)
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Formação online
DURAÇÃO
20 horas
PRÉ-REQUISITOS
Não existem.
DESTINATÁRIOS
Todos os associados da Rede e todos os empresários que pretendam implementar ou desenvolver uma empresa.
OBJETIVOS
• Identificar os princípios de atendimento online;
• Identificar os princípios de atendimento telefónico.
CONTEÚDOS
Elementos-chave de um atendimento eficaz
(identificação dos elementos que permitem a realização dos atendimentos)
Técnicas de atendimento online
(a linguagem verbal e corporal)
Técnicas de atendimento telefónico
(regras de atendimento telefónico)
Gerir conflitos no atendimento
(utilizar técnicas de gestão de conflitos em situações de stress elevado)
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Formação online
DURAÇÃO
20 horas
PRÉ-REQUISITOS
Não existem.
DESTINATÁRIOS
Todos os associados da Rede e todos os empresários que pretendam implementar ou desenvolver uma empresa.
OBJETIVOS
• Estimular o processo de comunicação nas empresas.
CONTEÚDOS
Princípios de comunicação
(explorar os elementos da comunicação e as regras que lhes estão associadas)
Técnicas de comunicação
(aplicar diversas técnicas de comunicação)
Assertividade
(as especificidades da assertividade)
Outputs da comunicação organizacional
(mensagens eletrónicas, relatórios, memorandos, etc.)
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Formação online
DURAÇÃO
20 horas
PRÉ-REQUISITOS
Não existem.
DESTINATÁRIOS
Todos os associados da Rede e todos os empresários que pretendam implementar ou desenvolver uma empresa.
OBJETIVOS
• Preparação e condução de reuniões.
CONTEÚDOS
Preparar uma reunião
(elementos de preparação de reuniões)
Estilos de condução de reuniões
(explorar diferentes estilos de condução de reuniões)
Conduzir uma reunião
(as características das pessoas que conduzem as reuniões, regras a considerar)
Facilitar a participação durante uma reunião
(o papel do facilitador)
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Formação online
DURAÇÃO
14 horas
PRÉ-REQUISITOS
Não existem.
DESTINATÁRIOS
Todos os associados da Rede e todos os empresários que pretendam aprender a usar o Humor como ferramenta de comunicação, gestão emocional e de pessoas.
OBJETIVOS
• Fornecer ferramentas práticas de comunicação usando humor;
• Aumentar confiança e poder de persuasão.
CONTEÚDOS
Comunicação com Humor
Humor e Storytelling
Como criar Humor - Caixa de ferramentas
Lições da Comédia de Improviso
Começa o teu discurso com uma piada
Humor e Public Speaking
Como lidar com imprevistos nas apresentações e reuniões
Lições da Stand up Comedy
Pense como um Humorista
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Formação online prática
DURAÇÃO
12 horas
PRÉ-REQUISITOS
Não existem.
DESTINATÁRIOS
Todos os associados da Rede e todos os empresários que queiram aprender mais sobre comunicação.
OBJETIVOS
Sendo a comunicação uma função fundamental e uma das competências mais relevantes dos Líderes, o programa de Comunicação para Liderança – C4L, tem como principais objetivos:
• Compreender a importância da comunicação enquanto fator chave para o sucesso das equipas e organizações;
• Perceber o estilo de comunicação individual, a sua importância na relação com o outro, e como usá-la de forma eficaz;
• Desenvolver novas competências para a gestão da comunicação com as equipas.
CONTEÚDOS
A comunicação na Organização
(Interpretar a importância da comunicação na Organização, enquanto comunicadores)
A importância da comunicação na gestão das Equipas
(A comunicação como um elemento determinante na Liderança de equipas vencedoras)
Os vários Estilos da Comunicação
(Perceber o seu estilo - forças e fraquezas - e a importância do mesmo na comunicação com o outro)
Técnicas de comunicação
(Trabalhar técnicas Orais e Escritas “PACK”)
Práticas de comunicação na gestão da mudança
(Como comunicar? Estabelecer as fontes de confiança e credibilidade. Comunicar as Key Messages)
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Na realização da ação será utilizada a metodologia Client Oriented:
• Aprendizagem ativa dos participantes em práticas, que remetem para o “fazer”;
• Formato workshop proporcionando a interação entre os participantes;
• Uso de casos práticos, colocando os participantes no papel de decisores;
• Formação online realizada através da plataforma Zoom.
DURAÇÃO
7 horas
DATAS
27 outubro 2021
24 novembro 2021
25 janeiro 2022
PRÉ-REQUISITOS
Não existem.
PREÇO
350€ + IVA
DESTINATÁRIOS
Todos os associados da Rede e todos os empresários que queiram aprender mais sobre comunicação.
OBJETIVOS
O Programa Comunicação de Crise: Preparação de Porta-vozes, foi desenvolvido com base na experiência em cenários internacionais de crise de larga escala. O Programa está focado na preparação daqueles que têm o papel de representar institucionalmente a Organização, perante os meios de comunicação e demais stakeholders numa situação de crise, competido a eles informar sobre os factos, preservando a sua reputação.
CONTEÚDOS
Definição e Natureza das Crises
(Classificação das Crises e os seus efeitos)
Prevenção e Gestão da Crise
(Gestão de Crise e os seus objetivos; Preparação vs Reação; Instrumentos de Análise)
Definição e Topologia
(Identificar e conhecer os Público-alvo e Definição das Key Messages)
Porta-Vozes
(Como gerir uma entrevista; Antes, durante e depois da Crise; Casos Práticos; DO'S and DONT'S)
Comunicação de Porta-Vozes
(Voz, Apresentação, A importância da imagem, “Body Language”; Exercícios práticos, filmagens, feedback “o meu espelho”)
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Na realização da ação será utilizada a metodologia Client Oriented:
• Aprendizagem ativa dos participantes em práticas, que remetem para o “fazer”;
• Formato workshop proporcionando a interação entre os participantes;
• Uso de casos práticos, colocando os participantes no papel de decisores.
O Programa inclui gravações com câmara profissional e respetivo operador, iluminação e equipamento de registo de som e imagem, que dará origem ao fornecimento final do registo da performance de cada um dos participantes no programa. Inclui documentação individual completa, com conteúdo fundamental para a compreensão e elemento de consulta do programa.
DURAÇÃO
7 horas
9h30 - 13h / 14h30 - 18h
DATAS
A acordar com a empresa
PRÉ-REQUISITOS
Não existem.
PREÇO
4.500€ + IVA (até 5 participantes, não inclui aluguer de sala)
DESTINATÁRIOS
Todos os associados da Rede e todos os empresários que queiram aprender mais sobre comunicação.
OBJETIVOS
• Dotar os participantes no uso de técnicas de comunicação e ferramentas, que lhes permitam uma comunicação eficaz com os seus peers, equipas e a organização;
• Desenvolvimento de competências para falar em público: Postura; Voz; Controlar a comunicação verbal e não verbal para desenvolver uma exposição dinâmica e persuasiva;
• Desenvolvimento da apresentação: Gerir os sinais da audiência; lidar com perguntas difíceis e objeções.
CONTEÚDOS
O Programa Técnicas e Ferramentas de Comunicação, recorre à formação dos atores de teatro, focado na aprendizagem e aperfeiçoamento das qualidades e técnicas apropriadas, à necessidade do grupo e da organização.
Dar a conhecer algumas técnicas utilizadas pelos atores de teatro, com o propósito de serem aplicadas no contexto laboral:
• Presença, Disponibilidade, Atenção, Concentração, Ação e contracena, Rapidez de improviso
Conhecer a própria voz e saber utilizá-la em diferentes contextos laborais:
• Respiração e tensões associadas ao uso incorreto da voz
• Projeção e colocação vocal
• Aprender a dicção correta inerente à boa comunicação de uma ideia
• Aprender a formular ideias e comunicá-las verbalmente identificando e eliminando vícios perturbadores da mensagem
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Na realização da ação será utilizada a metodologia Client Oriented:
• Aprendizagem ativa dos participantes em práticas, que remetem para o “fazer”;
• Formato workshop proporcionando a interação entre os participantes;
• Uso de casos práticos, colocando os participantes no papel de decisores;
• Formação online realizada através da plataforma Zoom.
DURAÇÃO
7 horas
9h30 - 13h / 14h30 - 18h
DATAS
16 novembro 2021
18 janeiro 2022
PRÉ-REQUISITOS
Não existem.
PREÇO
450€ + IVA
DESTINATÁRIOS
Todos os associados da Rede e a qualquer colaborador ou chefia.
OBJETIVOS
O Coaching Executivo pressupõe um contexto organizacional de desenvolvimento individual ou de uma equipa e um acordo de objetivos tripartido: Coach, Coachee, e Sponsor. O Coach ajuda a identificar a situação atual e a elaborar um plano de ação para alinhamento e desenvolvimento de recursos no sentido de se chegar ao objetivo estabelecido. O Coaching Executivo destina-se a qualquer colaborador ou chefia e pode ser realizado individualmente ou para equipas.
CONTEÚDOS
Autoconhecimento e autocontrole
(Melhor comunicação pessoal promovendo uma melhor liderança e por conseguinte trazendo mais eficácia à organização)
Definição conjunta (com o sponsor) dos objetivos individuais, ou de equipa
(Contextualização da situação, acordo de plano de trabalho, e respetiva calendarização)
Discussão dos resultados individuais com o Sponsor
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
• Pode ser realizado individualmente ou para equipas
• As sessões são realizadas por Coach certificado pelo INCTA
• Ação online realizada através da plataforma Zoom.
DURAÇÃO
A acordar em função dos objetivos a atingir
DATAS
A acordar
PRÉ-REQUISITOS
Não existem.
PREÇO
Mediante proposta
DESTINATÁRIOS
Todos os associados da Rede e todos os empresários que pretendam implementar ou desenvolver uma empresa.
OBJETIVOS
• Conhecer os diferentes tipos de liderança.
• Identificar o que é que caracteriza uma equipa de elevado desempenho em modo digital.
CONTEÚDOS
Modelos de liderança
(Liderança autoritária, transaccional e transformacional)
A equipa de trabalho de elevado desempenho digitais
(características das equipas de elevado desempenho)
Desenvolver a confiança nas relações de equipa
(técnicas para desenvolver a confiança)
Técnicas de coaching
(coaching e mentoring)
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Formação online
DURAÇÃO
20 horas
PRÉ-REQUISITOS
Não existem.
DESTINATÁRIOS
Todos os associados da Rede e todos os empresários que pretendam implementar ou desenvolver uma empresa.
OBJETIVOS
• Aprender a organizar e gerir o tempo de trabalho.
CONTEÚDOS
Organização e gestão do tempo
(formas de organização do tempo de trabalho)
Planeamento e organização
(técnicas de planeamento e organização do tempo)
A relação entre o tempo e stress
(gestão do tempo em situações de stress)
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Formação online
DURAÇÃO
7 horas
PRÉ-REQUISITOS
Não existem.
DESTINATÁRIOS
Todos os associados da Rede e todos os empresários que pretendam implementar ou desenvolver uma empresa.
OBJETIVOS
• Gestão eficientemente o correio eletrónico através do Outlook;
• Aprender a utilizar as principais funcionalidades do Word.
CONTEÚDOS
Outlook
(funcionalidades do correio eletrónico; configuração; funcionalidades das mensagens; modelos pessoais e assinatura pessoal; funcionalidades dos contactos; livro de endereços e listas de distribuição; funcionalidades e opções do calendário; funcionalidades das tarefas; funcionalidades das notas; configuração do diário).
Word
(iniciar um novo documento; editar o conteúdo de um documento; modos de visualização; formatação e configuração; cabeçalho e rodapé; imprimir documento; listas de mailings; criação de formulários).
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Formação online
DURAÇÃO
20 horas
PRÉ-REQUISITOS
Não existem.
DESTINATÁRIOS
Todos os associados da Rede e todos os empresários que pretendam implementar ou desenvolver uma empresa.
OBJETIVOS
• Conhecer e utilizar as principais fórmulas e funções do Excel.
CONTEÚDOS
Edição de folhas de cálculo;
Fórmulas e funções do Excel;
Formatação da folha de cálculo;
Configuração e impressão de livros;
Gráficos e manipulação de dados;
Relatórios de tabela e gráficos dinâmicos.
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Formação online
DURAÇÃO
20 horas
PRÉ-REQUISITOS
Não existem.
A seleção de candidatos à frequência de acções de formação da Rede de Empresários, está condicionada ao cumprimento dos pré-requisitos de acesso, à entrega dos documentos inerentes ao processo de candidatura e dentro dos prazos estipulados.
De entre os candidatos admitidos aos cursos, a seleção final é efetuada através da análise curricular, da motivação dos interessados.
Em caso de desistências, são convidados a integrar os grupos de formação os candidatos imediatamente a seguir na lista de qualificação das inscrições.
Tipos de Certificados atribuídos pela Rede:
Certificado de Frequência em ações de formação;Certificado de Participação em Seminários e Workshops.