fbpx

ADMedida Instrumentação: uma empresa de e para pessoas, gerida por pessoas

Rui Ramos, ADMedida Instrumentação,Lda.

12 SETEMBRO, 2023

A ADMedida Instrumentação é da responsabilidade de Rui Ramos com 26 anos de experiência

Formado na área de electrónica e telecomunicações, trabalho no sub sector de fornecimento de soluções de teste e medida desde 1989.

Durante 26 anos fiz o meu percurso profissional como funcionário de algumas das empresas mais representativas da área, o que me permitiu acumular um capital de experiência inestimável, passando por muitos tipos de experiência ao nível de lideranças, algumas com quem mais me identifiquei, outras menos.

Tal como em todas as outras áreas da vida, esta aritmética histórica moldou profundamente a minha percepção do mundo empresarial, e, associada à minha formação (e convicções) moral e religiosa, foi determinante para o arranque, há já mais de 8 anos, do meu mais recente projecto, a ADMedida Instrumentação, na qual sou o Sócio Gerente.

Arrancámos com 2 pessoas, e somos hoje 5, com a perspectiva de uma nova contratação para a área comercial a curto prazo.

Fruto da minha experiência “do outro lado” da linha das decisões, não me tem sido difícil priorizar os pontos mais relevantes na definição das principais políticas de gestão dos recursos humanos nesta PME: grande flexibilidade nos horários; liberdade de operação a partir de casa ou no escritório, de forma integrada com o grupo; semana de trabalho de 4 1/2 dias já há mais de 2 anos (ainda antes de se discutir a semana de 4 dias de forma “generalizada” nas empresas portuguesas); total integração de um elemento com “características especiais” ao nível da deficiência; prioridade na gestão pessoal do apoio à família, sempre que a necessidade surge.

Preocupa-me muito que as pessoas se sintam bem em vir para a empresa, e que se queiram manter por cá, pois a realidade é que, num universo de colaboradores tão escasso, uma saída pode significar uma enorme quebra no ecossistema, que deitaria muito a perder.

Por último, o modelo de gestão implica o meu envolvimento e disponibilidade para apoio em todas as funções, sem “desfasamento hierárquico”, pois só com a minha total disponibilidade para apoiar toda e qualquer tarefa que seja necessário desempenhar na empresa, posso assegurar que todos os colaboradores se sintam motivados para as executar.

Uma empresa de e para pessoas, gerida por pessoas.