Num movimento crescente sobre a importância da inteligência intra e interpessoal no contexto do trabalho, tomar consciência do impacto nos resultados corporativos decorrente de uma substancial melhoria na forma como as pessoas se tratam enquanto trabalham, é o mote do incrível livro Amor Corporativo da autora Alexandra Lemos, publicado a 10 de janeiro de 2023 pela chancela Talento do Grupo Infinito Particular. O Amor Corporativo integra mais de 10 milhares de vozes de profissionais ativos em empresas portuguesas de média e grande dimensão, sendo a amostra das Pessoas ouvidas pela Alexandra Lemos ao longo de 20 anos como Executive e Team Coach.
Pequenos incidentes que beliscam a fluidez da comunicação interpessoal no contexto organizacional podem acarretar custos significativos. A incubação de sintomas de disfuncionalidade ao nível dos seguintes fatores: cultura organizacional, liderança, comunicação, organização das pessoas e dos processos, e perfil dos indivíduos está descrita no Amor Corporativo. Estes sintomas apontam para soluções que podem ser implementadas por lideranças e reportes diretos éticos, civis, respeitadores, generosos, motivados, empenhados, comprometidos, resilientes, sérios, rigorosos, competentes e orientados a soluções. Pessoas que estendem aos outros uma passadeira de real entendimento interpessoal, em nome de uma eficaz prestação das suas empresas nos seus mercados de consumo.
O salto transformador para um ambiente de trabalho mais eficaz, no qual a produtividade se pode aliar ao compromisso e à satisfação das Pessoas no trabalho, permitindo o equilíbrio entre a profissão e outras dimensões de ocupação significativa da vida humana, como a família, os hobbies, o desenvolvimento pessoal, pode ser reconhecido no Amor Corporativo e faz-se com base no desenvolvimento de uma mentalidade de autor e do cultivo do Amor intra e inter-relacional.
Este Amor é baseado no Respeito, Integridade, Empatia e Assertividade, com base em pilares descritos pelo acrónimo L.O.V.E (L de Listen, O de Observe, V de Validate e E de Energize). A fórmula do Amor descrita em 4 passos apresenta as seguintes dimensões aplicadas ao próprio e ao outro, pois ninguém se conhece verdadeiramente como um profissional equipado de talento efetivo para resultados premium, sem ser na relação com outros:
Passamos mais de 80 mil horas dedicados ao trabalho e convém que sejam horas investidas na construção da utilidade pessoal e profissional reconhecida e na criação de um bom ambiente sistémico no qual se quer estar com prazer e dedicação, e não somente para se receber um salário no final do mês.
O Amor Corporativo resume 55 sintomas de desamor e sugere uma abordagem de aproximação a uma atitude construtiva no alinhamento entre as pessoas para a vivência plena do valor do trabalho, sendo destacados alguns dos seguintes aspetos nesta viagem pelo livro que tem um check-in e um check-out e ninguém fica indiferente:
O Amor Corporativo semeia os princípios orientadores de uma visão renovada sobre o que significa trabalhar com felicidade e gerar um movimento de compreensão, reconhecimento, comunicação e eficácia, de uma forma acessível e simples.
Aceita o desafio de iniciar a viagem profunda e significativa que o Amor Corporativo sugere?
Na Rede do Empresário temos já vários empresários a ler, a identificarem-se com os conteúdos e a colocarem em prática as ferramentas que o livro explica.