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Plano Estratégico de Bem-Estar e Felicidade para Elevar os Resultados do seu Negócio

Paula Delgado, Autora e Especialista em Bem-Estar e Felicidade Corporativa e Partner da KEEPTALENT Portugal

12 JULHO, 2024

Investir no seu PLANO ESTRATÉGICO BEM-ESTAR E FELICIDADE é investir no futuro do seu negócio e no seu sucesso.

No mundo corporativo atual, onde os desafios são constantes e a competitividade é crescente, investir no bem-estar e na felicidade dos colaboradores deixou de ser uma opção e tornou-se um imperativo estratégico na atração e fidelização do capital humano, com impacto direto nos stakeholders e nos resultados do seu negócio.

Para que não fique com dúvidas desta equação, partilho o estudo da Gallup que revela que colaboradores felizes geram um incremento de 23% na rentabilidade do negócio, 10% na fidelização dos clientes e 14% na produtividade. Este estudo revela ainda uma redução de 81% no Absentismo, 64% em Acidentes e 43% no Turnover em organizações com baixo turnover (40% ou menos/ano).

Assim, de acordo com os dados científicos, podemos afirmar que empresas felizes geram mais resultados no negócio. Mas como pode alcançar esses resultados?! Na KEEPTALENT Portugal o PLANO ESTRATÉGICO DE BEM-ESTAR E FELICIDADE tem quatro fases práticas e operacionais que garantem resultados sustentáveis. Na primeira fase efetuamos o DIAGNÓSTICO da sua empresa, em que medimos o impacto das práticas atuais no índice de bem-estar e felicidade dos colaboradores.

Reconhecemos que cada empresa tem as suas próprias dores e particularidades, seja pelo negócio em si, pelas pessoas que nela trabalham, pela dimensão ou até mesmo pelo contexto em que se encontra inserida. 

Neste sentido, tendo por base os resultados do diagnóstico, atuamos na segunda fase, DEFINIR ESTRATÉGIAS personalizadas para a sua empresa. Estas estratégias assentam numa metodologia que desenvolvemos na KEEPTALENT Portugal e que tem por base estudos científicos internacionais, incluindo do americano Martin Seligman (considerado o “pai” da psicologia positiva). Esta metodologia que designamos pelos “4 P’s”, tem três patamares de iniciativas: “Prazer”, “Paixão” e “Propósito” que vão ter impacto no “Profit” da sua empresa, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e motivador.

No primeiro patamar, “Prazer”, definimos iniciativas que têm um impacto imediato no nível de bem-estar e felicidade dos seus colaboradores, mas a curto prazo. Pela minha experiência, assisti a cenários em que os empresários questionavam-se o motivo pelo qual proporcionaram tantas iniciativas aos seus colaboradores e não tinham resultados, porque não basta atuar sobre o patamar do “Prazer”, i.e. oferecer fruta e proporcionar atividades que apenas têm impacto naquele momento junto dos colaboradores e depois desvanecem-se na sua memória. É necessário atuar de forma mais profunda nas estratégias de bem-estar e felicidade, através de iniciativas que promovam a harmonia pessoal e profissional, a segurança psicológica, ambientes inclusivos, práticas de reconhecimento e de feedforward e outras estratégias para apoiar os liderados, as lideranças e a própria empresa.

Desta forma, se pretende alcançar resultados que perdurem no tempo são necessárias iniciativas do patamar da “Paixão” que estimulam o flow e o engagement junto dos colaboradores, onde estes se sintam valorizados, respeitados e apoiados. Estas iniciativas ajudam os líderes e os liderados a estabelecerem ligações autênticas, os tais relacionamentos positivos cruciais para um ambiente de trabalho positivo entre a equipa, com a liderança e com a organização.

Para alcançar o bem-estar e a felicidade sustentável definimos iniciativas de “Propósito”. O impacto deste patamar no bem-estar e na felicidade dos colaboradores é o mais duradouro comparativamente com os outros dois patamares (“Prazer” e “Paixão”). Este patamar é desafiante, mas dada a sua relação entre a sua duração temporal e o bem-estar e felicidade dos colaboradores, é de extrema importância aplicar iniciativas eficazes. Nós, na KEEPTALENT, ajudamos os seus colaboradores a encontrarem o significado no seu trabalho, de que forma é que este contribui para um bem maior e para o negócio da sua empresa.

De seguida, atuamos na terceira fase do Plano Estratégico de Bem-Estar e Felicidade, em que vamos IMPLEMENTAR as estratégias. Nesta fase de operacionalização das estratégias com base num calendário previamente definido, apoiamos a sua empresa através de um acompanhamento próximo de forma a garantir a sua eficácia.

A quarta fase consiste em MONITORIZAR os resultados das estratégias implementadas e fazer os ajustes, caso seja necessário, para garantir a eficácia das iniciativas.

Investir no seu PLANO ESTRATÉGICO BEM-ESTAR E FELICIDADE é investir no futuro do seu negócio e no seu sucesso. A KEEPTALENT Portugal está comprometida em ajudar as empresas a alcançar estes objetivos através de soluções personalizadas e eficazes. Ao adotar iniciativas que promovam um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e feliz, a sua empresa não só melhora a qualidade de vida dos seus colaboradores, mas também reforça o seu posicionamento no mercado, garantindo um crescimento sustentável e duradouro do seu NEGÓCIO.