fbpx

A sustentabilidade não tira férias!

Filipa Moita, Head da BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa e Marketing Manager no Landbell Group

12 JULHO, 2024

Tudo começa e termina no Oceano e está nas nossas mãos proteger as espécies e ecossistemas marinhos!

As férias sustentáveis são uma tendência crescente, refletindo a necessidade urgente de preservar o Planeta, também, enquanto desfrutamos de momentos de lazer. Deste modo, podemos enriquecer a nossa experiência e, ao mesmo tempo, ter uma conexão profunda com a natureza e as comunidades locais. Escolhas conscientes beneficiam o ambiente e asseguram que as maravilhas do mundo serão preservadas para as gerações atuais e futuras!

Vários são os contextos em que podemos contribuir de forma ativa e mobilizar a família e os amigos para participar no processo, alargando e multiplicando as nossas práticas sustentáveis.

Podemos começar por visitar locais próximos e conhecer atividades e alojamentos sustentáveis em que o consumo de recursos é mínimo e, muitas vezes, nulo. Destinos ecoturísticos, reservas naturais e parques nacionais são excelentes escolhas e podem oferecer uma experiência imersiva na natureza, onde a proteção dos habitats naturais e da biodiversidade fazem parte do seu ADN.

Muitas vezes, estes espaços utilizam energias renováveis e incorporam princípios de construção e manutenção sustentáveis, dando lugar ao casamento perfeito!

Caminhadas, ciclismo, canoagem, surf e observação de aves são exemplos de atividades que permitem uma conexão profunda com a natureza e não implicam o consumo de recursos.

A escolha de ingredientes locais e frescos para confecionar as refeições é mais uma sugestão que incentiva a economia local e reduz bastante o impacto ambiental associado a esta atividade, minimizando as operações de transporte.

Por fim, não podemos esquecer a separação dos resíduos, garantindo que não “vão dar um mergulho ao mar” e que seguem para tratamento e reciclagem, dando origem a matérias primas secundárias a utilizar no fabrico de novos produtos, evitando a sua extração da Natureza e a contaminação de solos, água e ar. Alguns exemplos de resíduos que devem ser colocados em contentores próprios e não no “lixo comum”: embalagens de papel/cartão, plástico/metal ou vidro, equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas e baterias, óleos usados, medicamentos, etc.

Tudo começa e termina no Oceano e está nas nossas mãos proteger as espécies e ecossistemas marinhos!

Boas férias e muitas escolhas sustentáveis!