A retenção de talentos é uma estratégia que engloba um conjunto de premissas pelas quais a empresa procura reter pessoas que demonstrem qualidade no trabalho, bom desempenho e atitude. Ter pessoas assim, que também agregam valor à empresa, é fundamental para qualquer estratégia de negócio. Por outro lado, as pessoas têm uma série de necessidades a satisfazer e quanto melhor uma organização tem noção disso e os satisfaz, mais longa será a experiencia dos colaboradores. As últimas tendências em recursos humanos centram-se na melhoria da experiência dos colaboradores, uma técnica que tem evoluído e incorporado benefícios que os trabalhadores têm exigido ao longo do tempo. Gerar uma imagem de marca positiva tem sido uma das tarefas que as organizações têm tentado com o objetivo de atrair e reter os melhores talentos.
A retenção de talentos é um indicador que minimiza a rotação laboral e ajuda a melhorar a estabilidade e continuidade da organização, dois aspectos fundamentais para a competitividade empresarial. Podemos focar três estratégias de retenção de talentos
Existem muitas ferramentas que a organização pode utilizar e colocar em funcionamento para reter seus melhores talentos. O Employer Branding está cada vez mais presente nas nossas organizações com o propósito de gerar um sentimento de pertencimento que contribua para a fidelização das pessoas.