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Criar estratégias de retenção de talentos

Teresa Esteban, CEO & Co-founder da Rede do Empresário

11 JULHO, 2024

A retenção de talentos é uma estratégia que engloba um conjunto de premissas pelas quais a empresa procura reter pessoas que demonstrem qualidade no trabalho, bom desempenho e atitude

A retenção de talentos é uma estratégia que engloba um conjunto de premissas pelas quais a empresa procura reter pessoas que demonstrem qualidade no trabalho, bom desempenho e atitude. Ter pessoas assim, que também agregam valor à empresa, é fundamental para qualquer estratégia de negócio. Por outro lado, as pessoas têm uma série de necessidades a satisfazer e quanto melhor uma organização tem noção disso e os satisfaz, mais longa será a experiencia dos colaboradores. As últimas tendências em recursos humanos centram-se na melhoria da experiência dos colaboradores, uma técnica que tem evoluído e incorporado benefícios que os trabalhadores têm exigido ao longo do tempo. Gerar uma imagem de marca positiva tem sido uma das tarefas que as organizações têm tentado com o objetivo de atrair e reter os melhores talentos.

A retenção de talentos é um indicador que minimiza a rotação laboral e ajuda a melhorar a estabilidade e continuidade da organização, dois aspectos fundamentais para a competitividade empresarial. Podemos focar três estratégias de retenção de talentos

  1. Employer Branding é a estratégia de retenção de talentos por excelência. Uma das áreas de desenvolvimento e principal dedicação dos recursos humanos de uma organização. A estratégia centra-se na imagem de marca que uma empresa gera com o objetivo de atrair e reter talentos.
  2. Programas de imersão, podem ajudar os jovens a conhecer em profundidade as raízes de uma empresa, a sua cultura, o seu ambiente de trabalho e os seus benefícios, para ajudá-los a gerar um sentimento de pertença e compromisso que os ajude a estabilizar-se numa determinada posição.
  3. Planos de reconhecimento, recompensa e desenvolvimento, muitos estudos asseguram que uma das principais preocupações dos colaboradores é a falta de valorização do trabalho que realizam, o que pode gerar frustração.

Existem muitas ferramentas que a organização pode utilizar e colocar em funcionamento para reter seus melhores talentos. O Employer Branding está cada vez mais presente nas nossas organizações com o propósito de gerar um sentimento de pertencimento que contribua para a fidelização das pessoas.