fbpx

Inovação na educação: tendências atuais e perspetivas futuras

Gabriel Osório de Barros, Economista

1 ABRIL, 2024

"If we teach today as we taught yesterday, we rob our children of tomorrow".

No século XXI, a inovação tornou-se cada vez mais essencial para o progresso em todas as esferas da sociedade, incluindo no campo da educação. Os avanços tecnológicos, a investigação em metodologias de ensino e aprendizagem e o aparecimento de novos paradigmas pedagógicos têm transformado continuamente o panorama da educação, tornando-a mais interativa, envolvente e eficaz. A pandemia da Covid-19 serviu como um grande catalisador para a inovação educativa, forçando uma rápida mudança para o ensino online e à distância, acelerando a adoção de avanços tecnológicos na educação, incluindo em termos de Inteligência Artificial (IA), e destacando a importância da inovação contínua para responder às necessidades educativas.

INOVAÇÕES ATUAIS

A inovação tem desempenhado um papel fundamental na transformação da educação, evidenciando-se em áreas como a aprendizagem personalizada e a “gamification”.

A aprendizagem personalizada possibilita a criação de experiências de aprendizagem adaptadas, respeitando as necessidades, as capacidades e o ritmo de aprendizagem de cada estudante. Esta abordagem tem demonstrado permitir obter melhorias nas avaliações dos alunos, validando assim a eficácia dessa personalização.

Simultaneamente, tem surgido uma série de tendências inovadoras que visam melhorar os resultados dos alunos, com foco no desenvolvimento de relações personalizadas de  mentoria, apoio e orientação. Realça-se o conceito de “near-peer coaching”, que realça a vantagem de incluir como mentores os pares próximos em idade e experiência. Este modelo, de que é exemplo o programa “COOP”, permite que recém-licenciados atuem como “treinadores” dos estudantes.

Destaca-se ainda a educação cooperativa que consiste num tipo específico de programa integrado de aprendizagem que alterna períodos de estudo com períodos de trabalho remunerado em funções relacionadas com a área de estudos dos alunos. Neste caso, os estudantes obtêm experiência prática de trabalho enquanto ainda estão em formação.

Outra tendência emergente consiste na combinação de recursos financeiros e apoio de carreiras, promovendo a mobilidade social de estudantes provenientes de famílias de menor rendimento. Modelos inovadores como “Uptogether” e “Backrs” disponibilizam aos alunos não só apoio financeiro, mas também ampliam o seu acesso a redes de apoio para a carreira.

Já a “gamification”, que incorpora jogos na aprendizagem, tem ganho popularidade. Por exemplo, a plataforma “Classcraft” transforma qualquer sala de aula num “role-playing game”. Esta estratégia tem resultado, nos casos em que tem sido aplicada, num aumento do envolvimento e motivação dos alunos, assim como numa melhoria do comportamento na sala de aula.

Porém, a inovação mais transformadora na educação parece ser a IA. A IA oferece uma multiplicidade de benefícios, desde a automação de tarefas administrativas até à previsão de resultados de aprendizagem futuros. Sistemas de tutoria inteligentes, que usam IA para oferecer ensino personalizado, têm vindo a apresentar resultados promissores. O programa “Mathia”, por exemplo, permite obter um percurso de aprendizagem personalizado em matemática, adaptando-se ao ritmo de cada aluno e oferecendo feedback imediato

DESENVOLVIMENTOS FUTUROS

O futuro da educação está a ser moldado por diversas tendências-chave, impulsionadas pelos desafios da pandemia da Covid-19.

A aprendizagem baseada em competências está em ascensão, devendo no futuro ser dada cada vez maior prioridade à capacidade de os alunos aplicarem conhecimentos em situações reais.

Paralelamente, a saúde mental dos estudantes está a ganhar relevância, sendo importante desenvolver iniciativas focadas neste aspeto, como linhas de apoio psicológico.

A inclusão e diversidade são outras das prioridades nas estratégias educativas futuras, promovendo ambientes justos e equitativos.

Adicionalmente, a tecnologia educativa está a ser usada para criar experiências de aprendizagem personalizadas e adaptáveis, enquanto os curricula se ajustam para dar prioridade a competências consideradas essenciais e prioritárias, por exemplo graças a “adaptive learning technologies”.

A IA tem um potencial elevado em termos educativos e promete avanços significativos que irão muito além das aplicações atuais. Uma aplicação promissora é a análise preditiva. Esta tecnologia, ao analisar grandes volumes de dados, poderá prever o desempenho académico dos alunos, identificar dificuldades e propor ajustamentos necessários, potencialmente diminuindo o abandono escolar e melhorando o desempenho.

Outro campo a destacar na inovação educacional diz respeito à utilização da realidade virtual e da realidade aumentada. Apesar de ainda estar numa fase inicial, estas tecnologias poderão transformar a forma como os alunos aprendem matérias complexas. Por exemplo, laboratórios de ciências virtuais, como a plataforma Labster, poderão permitir que os alunos realizem experiências de aprendizagem complexas e imersivas num ambiente virtual seguro.

CONCLUSÕES

A utilização de inovações na educação, em particular ao nível tecnológico, está a impulsionar uma transformação sem precedentes na forma de ensinar e de aprender. Embora a tecnologia não seja uma panaceia para todos os desafios educativos, os benefícios potenciais dessas inovações são significativos e não negligenciáveis.

No entanto, para tirar partido destes benefícios, é necessária uma abordagem ponderada. Os decisores políticos, os estabelecimentos escolares, os professores, os pais e os alunos devem colaborar na integração das tecnologias no sistema educativo de forma eficaz, garantindo que melhoram a aprendizagem para todos os alunos e que respeitam elevados padrões éticos. Neste contexto, é importante salientar que os sistemas de IA podem perpetuar e amplificar preconceitos existentes, levantando questões éticas sobre justiça e discriminação, pelo que a implementação da IA deve garantir transparência, equidade e inclusividade.

À medida que a inovação molda a educação do futuro, é oportuno lembrar as palavras do filósofo e pedagogo John Dewey: “If we teach today as we taught yesterday, we rob our children of tomorrow”.