fbpx

A evolução do conhecimento popular sobre Saúde Mental e a perspectiva empresarial na sua promoção e prevenção

João Gata, Festival Mental

18 MARÇO, 2024

Com o apoio contínuo das empresas e da comunidade em geral, iniciativas como a do Festival Mental têm o potencial de criar um impacto duradouro e positivo na sociedade.

A saúde mental tem vindo a ganhar destaque nas discussões contemporâneas, emergindo como um tema cada vez mais presente e importante no conhecimento popular. No entanto, apesar dos avanços, ainda persistem muitos estigmas e falta de compreensão em relação a este tema crucial. A situação actual reflecte uma sociedade em transição, que procura compreender e lidar melhor com questões de saúde mental, mas que continua a enfrentar desafios significativos.

É notória uma crescente abertura para discutir questões relacionadas com a saúde mental e que tem sido impulsionada por uma série de factores, incluindo uma maior abertura social, avanços na pesquisa científica e campanhas de consciencialização bem formuladas. Mas não podemos tornear aquele que foi o grande empurrão para esta recente mudança de mentalidade: a urgência em combater um inimigo comum na forma da pandemia covid-19. Num repente, e devido ao brutal confinamento, a sociedade percebeu que não há saúde física sem saúde mental e vice-versa. Mas mesmo com este “empurrão, há ainda um longo caminho a percorrer em termos de compreensão e aceitação plena desta realidade.

É neste contexto que o papel das empresas é fundamental e urgente na promoção, prevenção e combate à iliteracia da saúde mental. As empresas podem e devem desempenhar um papel significativo ao estabelecer pontes com a sua comunidade, promovendo a consciencialização e fornecendo recursos para lidar com questões de saúde mental no ambiente de trabalho e além. Além disso, podem influenciar as políticas de saúde mental por meio de práticas internas que promovam o bem-estar dos funcionários, por meio de parcerias com organizações e eventos voltados para a saúde mental, como o Festival Mental.

Um Olhar sobre o Festival Mental

O Festival Mental, já na oitava edição, tem sido um catalisador importante na disseminação de informações sobre saúde mental e na promoção de discussões abertas e inclusivas sobre o tema. Viajando por cidades e vilas portuguesas, o Festival tornou-se numa marca reconhecida pela sua dinâmica, fórmula e positivismo, reunindo anualmente os mais conceituados especialistas, artistas e membros da comunidade em torno de uma causa comum.

Cada edição do Festival Mental apresenta uma programação diversificada tendo por base o cinema, e inclui palestras, workshops, teatro, música, dança, exposições de arte e performances. As M-Talks, painéis de discussão com temas específicos, têm sido pontos de destaque, reunindo painéis de convidados ímpares pela sua importância e conhecimento sobre as áreas de actuação.

Além dos painéis de discussão, o Festival também apresenta o M-Debate, um espaço para discussões interactivas com o público mais jovem. Temas como saúde digital, relacionamentos interpessoais e impacto da tecnologia na saúde mental são discutidos de forma aprofundada e sem tabus, oferecendo perspectivas valiosas e insights para a audiência.

A VIII edição que acontece durante Maio em Lisboa (e mais tarde pelo país), escolheu três grandes temas para discussão: burocracia e saúde mental, música e saúde mental e comunicação social e saúde mental. Já o M-Debate, que arranca a programação no Cinema São Jorge, traz à discussão temas urgentes como Dating e Ghosting.

Se ao longo das edições, o Festival Mental tem demonstrado uma capacidade única de alcançar as pessoas através da cultura, das artes e da informação, derrubando barreiras e tabus, ao promover uma compreensão mais ampla e empática das questões de saúde mental, não é difícil perceber que este é um dos caminhos certos para ajudar toda a comunidade. Sim, porque um em cada quatro portugueses sofreu, está a sofrer ou vai sofrer um episódio de saúde mental. Estes portugueses são, por sua vez, funcionários de empresas.

É também por este factor que os empresários podem desempenhar um papel crucial no apoio a estas iniciativas. Ao estabelecer parcerias e patrocínios, as empresas ajudam a ampliar o alcance do, neste caso, Festival Mental e garantir que a mensagem chegue a um público mais amplo.

Além disso, as empresas podem implementar políticas internas de responsabilidade social que promovam a saúde mental dos funcionários e contribuir para uma cultura de abertura e apoio.

Com o apoio contínuo das empresas e da comunidade em geral, iniciativas como a do Festival Mental têm o potencial de criar um impacto duradouro e positivo na sociedade.