fbpx

A Circularidade numa Smart City

Rui Mesquita, Head of BSN Smart Cities

23 JANEIRO, 2024

A circularidade, no âmbito de uma Smart City, implica a aplicação dos princípios da economia circular no planeamento, desenvolvimento e gestão urbana.

A circularidade, no âmbito de uma Smart City, implica a aplicação dos princípios da economia circular no planeamento, desenvolvimento e gestão urbana. Este modelo procura maximizar a eficiência na utilização de recursos, reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental, desafiando o tradicional modelo linear de “extrair, produzir, usar e descartar” em prol de um ciclo mais sustentável.

Na prática, a implementação da circularidade numa Smart City abrange diversas estratégias. Inclui a gestão inteligente de resíduos, onde sistemas avançados utilizam sensores e tecnologias para otimizar a recolha, triagem e reciclagem dos resíduos urbanos. Envolve ainda, a promoção de energias renováveis e a eficiência energética, utilizando tecnologias inteligentes para monitorizar e otimizar o consumo energetico das infraestruturas urbanas.

É incentivada a mobilidade sustentável, favorecendo os modelos de transporte “amigos do ambiente”, como os transportes públicos eficientes, a partilha de veículos, as bicicletas elétricas e as soluções de mobilidade de baixo impacto ambiental. Além disso, é estimulada a adoção de práticas de agricultura urbana, aproximando a produção de alimentos das áreas urbanas, reduzindo a dependência de alimentos provenientes de longas distâncias.

O desenho urbano inteligente também desempenha um papel fundamental, privilegiando a eficiência no uso dos espaços e promovendo a proximidade entre as residências, os locais de trabalho e as áreas de lazer. São fomentadas a colaboração e a economia de partilha através de plataformas digitais e iniciativas que promovem a partilha de recursos entre os habitantes da cidade, reduzindo a necessidade de posse individual.

A inovação digital, com a incorporação de tecnologias como a Internet das Coisas, é um elemento-chave. Estas tecnologias permitem a recolha e análise de dados em tempo real, permitindo uma gestão mais eficiente dos recursos urbanos e contribuindo para a criação de cidades mais sustentáveis, resilientes e equitativas.

Em resumo, a aplicação bem-sucedida da circularidade numa Smart City não só visa a sustentabilidade ambiental, mas também procura a resiliência urbana, a melhoria da qualidade de vida dos habitantes e a promoção de uma economia mais eficiente e equitativa.