fbpx

Tendências para 2024: um olhar sobre comunicação e sociedade

Filipe Pereira, Diretor Geral da CARMA

15 DEZEMBRO, 2023

É com todo o gosto que partilho aquelas que considero serem as tendências expectáveis para o ano de 2024 no campo da comunicação estratégica das organizações.

É com todo o gosto que partilho aquelas que considero serem as tendências expectáveis para o ano de 2024 no campo da comunicação estratégica das organizações.

Nestas breves linhas, destaco o impacto que essas terão, tanto na sociedade, como no mundo dos negócios, moldando a maneira como as empresas se comunicam e são percebidas.

Temas Sociais no Centro das Atenções

No próximo ano, veremos temas transversais à sociedade reforçarem o seu lugar central no panorama da comunicação. Questões como saúde mental, diversidade, igualdade e inclusão social, bem como a ética no recurso a inteligência artificial, serão algumas das tendências em foco. Empresas e organizações estarão cada vez mais empenhadas em acompanhar, monitorizar, analisar e entender de que forma são percecionadas nesses domínios, integrando essas perceções em suas estratégias de comunicação.

O Crescimento do ESG e da Responsabilidade Social Corporativa

Uma das tendências óbvias e mais marcantes será o aumento significativo do foco em sustentabilidade e ESG (Ambiental, Social e Governança), bem como na Responsabilidade Social e Corporativa. Isso significa que as empresas se esforçarão para comunicar de maneira mais transparente e eficaz as suas práticas e compromissos nessas áreas, atendendo às expectativas crescentes dos consumidores e investidores.

O Impacto Transformador da Tecnologia e da IA

A crescente adoção da tecnologia e da interação digital, impulsionada pelo uso aprofundado da inteligência artificial, terá um impacto profundo na comunicação das organizações. A capacidade de analisar dados e tendências em tempo real será crucial para o sucesso das estratégias de comunicação o que, por sua vez, permitirá uma adaptação ágil e estratégica às alterações do contexto mediático e do setor de atividade.

A Gestão de Crises em Foco

A gestão de crises continuará a ganhar relevo enquanto área crítica de preocupação das organizações. A agilidade e a prontidão para responder a situações imprevistas serão cada vez mais valorizadas. Os gestores de comunicação estarão mais conscientes da necessidade de preservar e gerir a reputação corporativa, procurando apoio de influenciadores e consultoria estratégica quando necessário.

Métricas e Avaliação Precisas

Com o declínio na utilização de métricas de equivalência à publicidade para medir o impacto das ações de comunicação, veremos um aumento na procura de ferramentas e metodologias de análise e avaliação mais adequadas. Os profissionais e equipas de comunicação continuarão a procurar a monitorização, as métricas de interação, tráfego digital, sumários de notícias e métricas de análise de sentimento para medir o impacto de suas estratégias de comunicação, mas cada vez mais de forma mais precisa e significativa.

Em Resumo

O ano de 2024 promete ser um período de evolução marcado por temas cruciais para a sociedade e para as organizações. A transparência, a responsabilidade social, o uso eficaz da tecnologia e a capacidade de gestão de risco e de preparação para as crises serão elementos-chave que definirão a comunicação estratégica das organizações. Estar atento a cada uma dessas tendências e ser capaz de se adaptar será essencial para o sucesso e relevância das organizações neste ambiente em constante transformação.