fbpx

Sozinho parecerá ter menos custo mas juntos chegaremos mais longe

Carla Leitão Joaquim, CLJ Legal - Advogada de Investimento

14 DEZEMBRO, 2023

Em tempo de ODS, RGPD, RCBE, CPCV e DPA, a literacia jurídica é, também e cada vez mais, um instrumento indispensável para a boa gestão da sua empresa. 

Em tempo de ODS, RGPD, RCBE, CPCV e DPA, a literacia jurídica é, também e cada vez mais, um instrumento indispensável para a boa gestão da sua empresa.

Que as normas e os procedimentos legais são, hoje, mais numerosos, bem mais complexos, certamente mais burocráticos e – como se tudo isto já não bastasse – mais voláteis, é uma evidência digna de Mr. de La Palice.

Ainda assim, muitos (sobretudo pequenos) empresários escolhem dedicar tempo (para poupar dinheiro) a conhecer as leis com que haverão de se coser. Sendo que, se conscientemente tomada, é esta uma opção empresarial válida. Na era da informação, é múltipla, variada e (frequentemente) sério o conhecimento jurídico disponível online. Será, por isso (e talvez como nunca antes) possível redigir contratos, constituir sociedades, negociar acordos – naturalmente, apenas em situações de menor complexidade ou importância – sem assessoria especializada.

 

Mas haverá outros tantos empresários (e serão cada vez mais) que optam por constituir equipas especializadas e multidisciplinares de apoio à gestão da sua empresa – tal como entregam a contabilidade ao contabilista, as vendas à equipa comercial e a aquisição de software ao informático, é também ao advogado que cometem o acompanhamento legal da sua empresa.

Se chegou até aqui, conhecerá (de olhos fechados) as inúmeras vantagens de uma assistência jurídica qualificada – a necessidade, tão actual, de assegurar a conformidade com as intermináveis obrigações legais; o conforto de contar com um consultor estratégico à distância de um telefonema; a imprescindibilidade de controlar riscos e mitigar litígios. E, num tempo em que nem o tempo tem tempo, a mais-valia decisiva é, certamente, a disponibilidade que lhe fica para se concentrar naquilo que melhor sabe e lhe compete fazer – desenvolver o seu negócio.

Se é já tão adepto da assessoria jurídica como da Liga Portugal Betclic, poderá estar no mercado de inverno em busca do jogador certo para a sua equipa. Caberá ao scouting identificar as características pretendidas e negociar o valor do respectivo passe…

Talvez procure um colaborador a tempo inteiro ou um prestador externo, talvez prefira um advogado solista ou uma estrutura societária. Inegociável deverá ser, em qualquer caso, a excelência técnica, a especialização jurídica (bem alerta a sabedoria popular sobre quem muitos burros toca…), a integridade humana e talvez – num mundo massificado – a personalização do serviço, à sua medida.

No fim mas não por último, o incontornável mito do custo.

Quanto custa uma cláusula contratual que previne um litígio? Qual o custo da conformidade legal que evita uma coima? A assessoria jurídica será um gasto dispensável ou um investimento rentável, consoante o valor que aportar ao seu negócio e aos seus stakeholders – sócios / accionistas, colaboradores, clientes, fornecedores. Talvez valha a pena explorar esta ideia …

Se procura companhia para ir mais longe, conte connosco! Queremos, podemos e sabemos como percorrer consigo a próxima milha, até onde ambiciona chegar.