fbpx

A volta da Companhia de ballet de Niterói a Portugal

Arte Institute

13 DEZEMBRO, 2023

O Arte Institute promove, pelo segundo ano consecutivo, a vinda da Companhia de Ballet de Niterói a Portugal, para um périplo por várias cidades em Portugal.

O Arte Institute promove, pelo segundo ano consecutivo, a vinda da Companhia de Ballet de Niterói a Portugal, para um périplo por várias cidades em Portugal.

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói (CBCN) foi fundada pela Prefeitura de Niterói em 10 de março de 1992, sendo a primeira Companhia de Dança oficial criada fora das capitais, com o objetivo de criar um centro referencial de trabalho para bailarinos, professores, coreógrafos e demais profissionais relacionados ao mundo da dança. Tem hoje um repertório de 60 obras dos mais renomados coreógrafos nacionais e internacionais, produzindo espetáculos que dialogam com questões atuais, explorando o movimento como manifestação de uma ideia, de um conceito e de um povo. A CBCN, atualmente dirigida por Fran Mello, já se apresentou em mais de 70 cidades brasileiras, de norte ao sul do Brasil e em outros países como Alemanha (Hagen); Uruguai (Montevidéu), EUA (Nova York) e Portugal (Braga, Alcobaça e Torres Vedras).

Em Março de 2024, com dois espetáculos para apresentar, a Companhia de Fran Mello, visitará cidades de vários pontos do país: Cascais, Loulé, Torres Vedras, Alcobaça, Nazaré, Leiria e Braga. Esta tournê vem na sequência da parceria com o Arte Institute que promoveu também a ida à Semana de Dança de Niterói de duas companhias de dança portuguesa nos últimos dois anos: a Dança em Diálogos e a Sublime Dance Company, proporcionando assim uma troca de públicos, de ideias, de conceitos e de culturas. Esta parceria teve inicio em 2014, quando o  Arte Institute convidou a Companhia a participar num dos seus eventos no conceituado Alvin Ailey.