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Sensibilização prática e positiva, focada em soluções

Ecomood

28 SETEMBRO, 2023

A Ecomood foca-se em estabelecer parcerias com empresas que proporcionam produtos e serviços sustentáveis

Tentar evoluir mentalidades e comportamentos sem apresentar soluções que permitam colocar em prática essa evolução é certamente pouco eficaz. Por isso nós, na Ecomood Portugal, como já acontecia antes na Ecokart Portugal, focamo-nos em estabelecer parcerias com empresas que proporcionam produtos e serviços sustentáveis. E ajudamos a promovê-los, declarada e abertamente. Para o público em geral e para outras empresas e instituições.

Sensibilização pela experimentação e pela diversão
Foi assim que nasceu, por exemplo, o nosso formato de evento “Green Experience”, registado oficialmente na Semana Europeia da Mobilidade e já levado a cabo um pouco por todo o país. Neles os participantes podem experimentar todo o tipo de soluções sustentáveis. De bicicletas a karts elétricos, de produtos alimentares biológicos a sabões feitos a partir de óleos alimentares usados. De pedalar para conseguir um café a um passeio de autocarro convertido para elétrico. E essa experimentação é proporcionada pelos parceiros que convidamos para estarem presentes. Únicas premissas: os produtos e serviços têm de ser sustentáveis e tem de se proporcionar algum tipo de atividade ou experimentação.

Também no nosso ECOnversas, presente no Facebook (2,6 milhões de atingidos em 2022) e no Instagram, optamos por dar destaque a bons exemplos. É certo que apontar o que está mal, protestar e exigir mudança, sobretudo numa época em que a evolução de costumes se tornou tão urgente, também são abordagens de grande importância. E, felizmente, vai havendo cada vez mais quem se dedique a esses papéis. No nosso caso, assumimos a tarefa de apontar caminhos e soluções. De dar protagonismo e aplaudir os que já evoluíram, os que têm boas práticas, mostrando-os como exemplos. Demonstrando que a sustentabilidade, ambiental, social e económica, por esta ordem, é viável. Que é mais fácil de atingir do que se pensa. E que é bom negócio. O melhor. Por vezes não no imediato, mas certamente a longo, a médio e, já também, a curto prazo.

O papel fulcral das empresas
Foi por esta nossa abordagem que acolhemos com entusiasmo o convite da Rede do Empresário. Certamente que esta nova parceria nos abrirá novas portas para cumprir a nossa missão, ajudando mais empresas e empresários a ‘sustentabilizarem’ os seus negócios e as suas práticas. A reduzirem a sua pegada e a lucrarem, também financeiramente, com isso. A terem um papel social ainda mais positivo e solidário, com os dividendos que essa postura proporciona.

É enquanto parte essencial da nossa missão de sensibilização e incentivo que praticamos diariamente junto dos cidadãos, que damos tanta relevância ao trabalho que efetuamos junto de empresas. Do aconselhamento a ações de team building, de workshops a meras conversas, de eventos de sensibilização pela diversão a colocar em contacto interlocutores nos quais identificamos potencial para sinergias.

Um decisor tem de estar concentrado na sua operação, não sendo fácil alocar muito do seu precioso tempo para outras questões, por maior importância que lhes dê. E numa época em que o ESG se vai tornando cada vez mais determinante para o sucesso de uma empresa, é necessário ter quem se ocupe de obter e disponibilizar informação e exemplos de sustentabilidade. Por isso a Ecomood Portugal, além de subscrever green media de todo o mundo, está presente em diversas plataformas nacionais e internacionais, como o Pacto Climático Europeu, a Semana Europeia da Mobilidade, o Citizens Take Over Europe, o Pacto Português para os Plásticos, o BioGov ou a Aliança ODS Portugal, para mencionar somente algumas. Isto além de termos parcerias com várias outras instituições, sobretudo da área ambiental.

Um bom exemplo
Depois de tanto os mencionar, não podia terminar sem apontar um. Neste caso, o Grupo Joyn, cujo CEO temos convidado diversas vezes para dar o seu testemunho nas nossas conferências e para outras parcerias. Começou por ir passando os 18 veículos de colaboradores para elétricos, o que representou uma poupança qua já vai em mais de meio milhão de Euros em menos de 4 anos. E, nesse âmbito, criou também uma nova empresa para o grupo, providenciando soluções de carregamento. Depois decidiu juntar as anteriormente dispersas empresas do grupo numas novas instalações, onde colocou carregadores para os veículos na garagem, iluminação de baixo consumo ativada por movimento nas zonas comuns, captação solar adequada ao máximo de autossuficiência energética, teletrabalho parcial, espaços de lazer e de refeições, boa gestão de água e de resíduos e várias outras soluções inteligentes. As poupanças têm sido muito consideráveis. Mais recentemente decidiu acrescentar baterias à captação solar, fazendo com que a energia deixasse de ser um custo, tornando-se numa receita.

Próximos conselhos Ecomood: implementação de uma plataforma digital de boleias; no final dos leasings propor a substituição da viatura por um budget de mobilidade como complemento do salário (segundo me disse o Secretário de Estado da Mobilidade, está para breve a alteração legislativa em que a segunda opção passará a ser fiscalmente mais benéfica do que a primeira); substituir esses veículos de colaboradores por uma menor frota de veículos zero emissões da empresa, utilizáveis por requisição; e mais, que também lhe podemos sugerir a si.

EcoLogicamente!