Os Lab Cities surgem para facilitar a interação da Rede do Empresário com os municípios/cidades, tendo como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos integrados de cooperação envolvendo parceiros locais, nacionais e internacionais, isto é, dar oportunidade às regiões de apresentarem os seus projetos, as suas dificuldades e partilharem as boas práticas implementadas às empresas parceiras que por sua vez têm a oportunidade de apresentar as suas soluções e produtos e interagirem em conexão. A RE precisa conhecer as realidades, as dificuldades sentidas pelas regiões para que possamos agir em colaboração e criar ou adaptar soluções adequadas para determinado projeto. Neste sentido, é extremamente importante a partilha de ideias, propostas, projetos, desta forma os Living Lab Cities procuram sempre pautar a sua acção pela cooperação.
A Rede do Empresário (RE) pretende dar voz aos municípios, envolvê-los em projetos e eventos de dimensão nacional e internacional para promover o diálogo não só com empresas mas também com a academia e com o governo contribuindo para o seu desenvolvimento, através da identificação de estudos de investigação que possam integrar, apoios a candidaturas nacionais e internacionais, participação em projetos europeus, participação na Revista Digital das BSN`s ou frequência de cursos/ workshops na Academia Digital de Negócios e desta forma projetar e agilizar formas eficientes e sustentáveis ajustadas à realidade regional e local.
O Lab Cities constitui uma aposta no processo de desenvolvimento das populações e das regiões. No próximo mês será apresentada uma formação ESG para levar às cidades para que todas as PME`s possam capacitar-se para agir de acordo com o regulamento Delegado (UE) 2021/2178 e o Regulamento Delegado (UE) 2021/2139.