fbpx

Alojar local, pensar global

AMI

16 SETEMBRO, 2023

“Change the World”, da AMI, é um projeto inovador em Portugal, cujos hostels, alojamentos locais e residências de estudantes praticam preços justos

A aproximar-se dos 40 anos, que completa a 5 de dezembro de 2024, a AMI já apoiou, diretamente, mais de 400 mil pessoas no mundo, das quais 90 mil só em Portugal. Conta com mais de 200 trabalhadores e com a ajuda inestimável de centenas de voluntários.

O objetivo último de qualquer organização não-governamental como a AMI será que o seu trabalho, eventualmente, deixe de ser necessário, porque isso significaria que o mundo estaria consideravelmente melhor. Enquanto isso não acontece, a missão da AMI continua com a certeza da importância do seu trabalho para todos aqueles que dependem da sua existência e do papel que desempenha na sociedade. Seria por isso irresponsável não ter uma estratégia de diversificação de fontes de financiamento e depender apenas de donativos e subsídios. Por essa razão, desde a sua Fundação, em 1984, a AMI sempre teve a preocupação de assegurar a sua independência e sustentabilidade financeira, apostando, quer na diversificação das fontes de financiamento, quer no desenvolvimento de projetos de sustentabilidade financeira que não apenas cobrissem os custos de funcionamento da organização, mas criassem alguma reserva que permitisse iniciar projetos à espera de financiamento e até dar continuidade aos mesmos após o término do financiamento ou desenvolver missões de emergência sem ter que esperar pelo resultado de campanhas de angariação de fundos. O eixo estratégico traçado pela AMI visa atingir, por isso, a sustentabilidade institucional, conciliando a capacidade de resposta com a solidez financeira.

Assim, em 2017, a AMI lançou a marca “Change the World”, um projeto inovador em Portugal, na área do turismo, cujos hostels, alojamentos locais e residências de estudantes praticam preços justos, e obedecem a uma filosofia de sustentabilidade financeira da Fundação AMI, com políticas bem precisas na área social (aplicação dos fundos) e ambiental (prática e sensibilização para a alteração de comportamentos). Conta com quatro hostels (Coimbra, Estoril, Ponta Delgada e Porto), uma residência universitária em Coimbra, um turismo rural no Alentejo e um turismo de habitação em Abrantes.

Ao escolher qualquer alojamento Change the World, o hóspede é informado de que as receitas geradas serão utilizadas para financiamento direto dos projetos nacionais e internacionais da Fundação AMI, nomeadamente os que estão relacionados com o conceito e preocupações do Change The World: alojamento, alimentação e responsabilidade ambiental.

A AMI procura também promover assim o fortalecimento da consciência cívica e o exercício de uma cidadania mais implicada e participativa, pois os hóspedes e voluntários dos alojamentos “Change the World” sabem que estão a fazer muito mais do que escolher um local confortável e simpático para a sua estadia. Estão a contribuir para um mundo melhor, como os próprios reconhecem.

Citando o testemunho de um voluntário do hostel do Porto, “Algo bastante importante de destacar é a importância de estarmos também colaborando em causas sociais, junto da Fundação AMI.”, de um hóspede do hostel do Porto “(…) Hostel do Porto faz parte de uma Fundação com um objetivo caritativo. Motivo extra para reservar esta estadia.”, e de um hóspede do Hostel de Coimbra “A estadia foi ótima [no que diz respeito à] relação qualidade preço e até ajuda uma boa causa, ficando aqui.”