fbpx

A minha entrada na Rede

Sílvia Massano, Departamento Financeiro

14 SETEMBRO, 2023

A entrada de Sílvia Massano para a Rede do Empresário

Quando a Teresa me desafiou para fazer parte do projeto da Rede do Empresário, desde logo percebi que esta poderia ser uma oportunidade para desenvolver o que considero ser o verdadeiro espírito empresarial.

A abertura de um qualquer negócio, deve ser precedida da aquisição de conhecimentos que entendo que a Rede tem, para os colocar ao serviço de todo o empresário. Não basta termos uma boa ideia de negócio se não estivermos devidamente assessorados em todas as áreas que são importantes para o desenvolvimento da mesma. E não passa apenas por se ter um espaço maravilhoso ou de o produto ou serviço serem inovadores, se não tiverem por exemplo o devido enquadramento fiscal e contabilístico. Um diagnostico errado pode levar a perdas irreparáveis no negócio!

A contabilidade enquanto ciência, está cada vez mais a aproximar-se do empresário e por isso é considerada um dos mais importantes instrumentos no apoio à gestão.

A fiscalidade por outro lado, é uma área de elevada complexidade e muitas vezes temos de nos socorrer de especialistas que nos ajudem a perceber determinada matéria. Sozinhos não vamos lá!

Qualquer empresário ou potencial empresário que pretenda desenvolver um negócio deve tentar saber junto de profissionais a melhor forma de enquadramento do seu negócio e também saber se a sua ideia de negócio faz sentido.

O sentido de oportunidade e ética nos negócios é outro dos temas a abordar e que não é vulgar ser abordado pela grande maioria dos consultores, pois parte-se do princípio (por vezes errado) que a ética deve ser um dado adquirido.

No âmbito da Agenda 2020 e ODS, os fatores ESG enquanto indicadores ambientais, sociais e de governação corporativa, foram criados para medir o grau de compromisso das organizações relativamente aos objetivos do desenvolvimento sustentável. E há empresas que terão já de fazer o reporte na sua informação financeira a partir de 1 de janeiro de 2024 dos pilares ESG acabados de referir.

Na Rede do Empresário existem profissionais que podem ajudar nestas e noutras áreas a desenvolver o negócio de qualquer empresário.

No departamento financeiro poderá encontrar respostas a estas e a muitas outras que surjam no início e ao longo do processo de laboração e de desenvolvimento do negócio.