fbpx

A importância da fotografia profissional na comunicação da empresa

Filipe Pombo

13 SETEMBRO, 2023

Não se limite a registos de smartphone, escolha bem o seu fotógrafo

A ciência já comprovou que o corpo tem uma linguagem própria e fala coisas que não dizemos com as palavras. E na fotografia, 100% da nossa comunicação não é verbal: nós precisamos comunicar através de gestos, de movimentos, da posição do rosto, mão, corpo.

Já se comprovou que o corpo tem uma linguagem, que se vê mas que envia mensagens, que um bom fotógrafo capta e traduz da melhor forma. A imagem corporal é extremamente importante na forma que transmitir a mensagem da nossa empresa, da nossa identidade. Também, está comprovado que 60% da nossa comunicação é baseada na linguagem corporal, por essa razão é da maior importância uma boa sessão de retratos corporativa. Uma que existem diferentes aspectos de comunicação não verbal, a fotografia de retrato consegue captar e registrar tanto os gestos e posturas positivas, tal como o contrário. É a vantagem que numa sessão de fotografia profissional , é a experiência e conhecimento de imagem corporativa do fotógrafo faz. A pessoa fotografada é orientada para as melhores poses e expressões faciais que permitirão extrair o seu melhor. Por essa razão, tantas empresas internacionais como nacionais, me contratam para as sessões corporativas.

Para além de ter chefiado inúmeras secções de fotografia em revistas nacionais, sem dúvida que a minha experiência como responsável de fotografia e fotógrafo na Revista Exame durante 14 anos, permitiu-me fotografar inúmeras personalidades e obter formação em fotografia corporativa. Para além da Exame, passei pelas revistas empresariais como a Valor, Fortunas e Negócios, Forbes, Marketeer, Imobilária, Exame Informática bem como em revistas e internas e institucionais como a Microsoft, Siemens, Compaq, Generis farmacêutica, SATA, Citroen, SEAT, DS Automobile, Peugeot, Paladim, Cap Gemini, KPMG, Galp, Grupo Vila Galé, Visabeira, Vista Alegre, Jeronimo Martins, Sonae Arauco, Sonae MC, entre outros.

Usando sempre uma base criativa, cada fotografia para mim tem de ter uma identidade, uma presença diferenciada e com assinatura.

Case Studies recentes: Numa sessão fotográfica para um grupo óptico, a embaixadora da marca comentou que estava a ter muito prazer na sessão fotográfica porque em cada fotografia eu fazia um quadro. Num grupo internacional, saídos da pandemia, sou chamado pela KPMG para as fotografias institucionais dos administradores. Essa sessão, foi-me comunicado pelo actual CEO que remodelou a fotografia da empresa a nível internacional, pelo recebi este ano, um breefing que basicamente eram as instruções dentro do espirito da sessão realizada um ano antes.

Como estas situações, tenho a felicidade de encontrar com os meus parceiros a melhor forma de comunicar. Não se limite a registos de smartphone, escolha bem o seu fotógrafo. Os nossos serviços incluem contratação de maquilhadoras, arranjo de cabelos e aconselhamento de vestuário ( a pedido) e dresser (a pedido). Criamos o estúdio no seu espaço, não precisa de se deslocar ao nosso estúdio. Pode visitar a seguinte exposição virtual das minhas fotografias com Chefs.