O projeto de reciclagem de radiografias da AMI teve a sua primeira edição em 1996 e tem a dupla finalidade de contribuir para a proteção ambiental e angariar fundos para financiar os projetos desenvolvidos pela instituição.
Através desta iniciativa, já foi possível recolher mais de 1.600 toneladas de radiografias em farmácias e hospitais, graças a uma vasta rede de apoios, quer da sociedade civil, quer das farmácias.
A recuperação da prata contida nas radiografias permite evitar a deposição destes resíduos em aterro sanitário, ao mesmo tempo que permite reduzir a extração de prata na natureza e as suas nefastas consequências, quer pela destruição de áreas naturais, quer pela exploração das populações locais, muitas vezes em países em desenvolvimento. Além disso, contribui para ajudar a aproximar Portugal dos restantes países europeus em matéria de gestão de resíduos. Os fundos angariados com este projeto permitem, ainda, suportar o custo do processo de recolha e tratamento das radiografias.
A recolha de radiografias realiza-se anualmente com o apoio de Farmácias, Centros de Saúde e Hospitais. Durante os períodos de campanha, as radiografias com mais de 5 anos ou sem valor de diagnóstico, anteriormente separadas dos relatórios clínicos, podem ser entregues nas Farmácias aderentes à Campanha. Fora dos períodos de Campanha, é possível entregar as radiografias em qualquer uma das instalações da AMI ou em Farmácias que façam recolha durante todo o ano.
A próxima campanha de recolha de radiografias será a 27.ª edição, decorrerá de 3 a 21 de julho de 2023 nas farmácias aderentes e contará com o apoio da Associação de Distribuidores Farmacêuticos (Adifa) e da Associação Nacional das Farmácias (ANF).
Este projeto é uma das principais soluções para a reciclagem de radiografias existentes em Portugal e contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 – Produção e Consumo Sustentáveis.
Trabalhamos todos os dias por um futuro mais justo e digno para todos e essa meta é indissociável de um planeta mais sustentável.
Mais informações aqui.