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A importância do Ensino sobre cidadania europeia para o futuro dos jovens

Maria José Sousa, Coordenadora da BSN – Business and Science Network Educação e Formação Coordenadora Nacional do Projeto pelo Iscte

12 ABRIL, 2023

O projeto “European Citizenship common education program for integrated Europe”

1. Introdução

O Ensino de Cidadania Europeia é impulsionador do desenvolvimento de competências para criar os líderes do futuro. Os jovens estudantes são o elemento-chave de uma europa mais inclusiva e justa, e este projeto procurou criar produtos que permitem contribuir para a evolução do conhecimento desses jovens sobre a europa, mas também para que mobilizem esse conhecimento para o desenvolvimento da mesma, através do European Club, onde implementaram o conhecimento adquirido através da realização de atividades práticas. Também a criação de uma APP contribui para o desenvolvimento de competências digitais dos jovens, facilitando o processo de aprendizagem sobre a cidadania europeia.

2. A educação dos jovens e o Futuro da Europa

A polarização do mercado de trabalho, a diversidade de competências e a concentração de poder das empresas representam um desafio para os policymakers, que devem considerar, na formulação de políticas públicas de educação, para garantir um futuro para uma Europa preparada para fazer face às diferentes situações de crise que tem vindo a enfrentar, quer sejam elas financeiras, económicas, de saúde pública ou sociais.

Neste contexto, é necessário desenvolver o pensamento crítico dos jovens para responder a problemas complexos em ambientes desconhecidos, pois os modelos de trabalho tradicionais estão a desaparecer, dando lugar a modelos de base digital. Assim, verifica-se que as tecnologias estão cada vez mais avançadas, surgindo a inteligência artificial, a robótica, a realidade aumentada, e a blockchain como respostas para a realização de tarefas que anteriormente eram realizadas por pessoas, e como resposta para fortalecer as economias – o que irá conduzir ao desaparecimento e ao surgimento de profissões.

O desenvolvimento das competências de cidadania europeia nos jovens permitem atingir um desenvolvimento sustentável, sendo que as diferenças de desenvolvimento entre os países estão relacionadas com o nível de competências da sua força de trabalho. Porém, para além dos diferentes níveis de iliteracia em várias áreas existente nos países da UE, a aposta no desenvolvimento de competências digitais é bastante relevante, mas necessita de se complementar com outros tipos de competências, que permitam impulsionar a inovação e a transformação digital das sociedades, são estas as: competências de liderança, competências de gestão, competências de inovação e competências relacionais.

O desenvolvimento de competências de liderança nos jovens, bem como competências associadas à gestão das diferenças culturais e de género, foram também o foco deste projeto. Abordámos ainda as competências associadas a novas formas de organização do trabalho, capacidade de iniciativa e tomada de decisão, análise de informação, capacidade de adaptação às mudanças, capacidade para gerir negócios e alianças estratégicas com outros países.

Discutimos ainda o potencial da inovação e criatividade e a capacidade de criar e desenvolver redes nacionais e internacionais, através das visitas que os jovens realizaram a outros países do consórcio e onde conheceram outras realidades e jovens com outras formas de pensar e de agir.

No processo de criação do European Club as atividades realizadas, permitiram ainda desenvolver a capacidade de resolver problemas, a colaboração e pensamento crítico e, naturalmente, competências digitais, atualmente fundamentais para todos os processos de inovação.

3. Conclusão

Este projeto contribui para criar jovens líderes do futuro mais resilientes focadas no desenvolvimento social e económico da sociedade, com capacidade de aprendizagem e adaptação a situações ambíguas e desconhecidas, refletindo as suas experiências num futuro melhor.