fbpx

O desafio da Intergeracionalidade nas Empresas

dNovo, Parceira da Rede do Empresário

28 MARÇO, 2023

Na dNovo acreditamos que a experiencia e o conhecimento não tem de ser um problema mas sim uma mais valia!

A dNovo é parceira da Rede do Empresário.

É uma  associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo a promoção da empregabilidade de pessoas com mais de 50 anos, qualificadas e que se encontram desempregadas.

Acreditamos que estamos perante um problema económico que tem tendência a aumentar por dois motivos fundamentais:

– O “push” que a nossa sociedade e as nossas empresas têm vindo a fazer apostando  apenas na empregabilidade das gerações mais novas ,

– O fato de que a nossa longevidade tem vindo a aumentar o que faz com que aos 50 anos as pessoas estejam cada vez mais “jovens” considerando o aumento do tempo medio de esperança de vida

 

Dito assim parecem duas questões antagónicas e muitas vezes colocadas em oposição ; os jovens versus os “jovens há mais tempo”.

Na verdade, na dNovo acreditamos que a experiencia e o conhecimento não tem de ser um problema mas sim uma mais valia!

A intergeracionalidade nas relações empresariais pode e deve trazer impactos positivos como :

 

  1. Inovação: A troca de experiências e conhecimento entre gerações diferentes fomenta a inovação, trazendo novas perspetivas e soluções para problemas e desafios empresariais.
  1. Diversidade de competências: Cada geração possui competências específicas, trazendo assim uma força de trabalho mais versátil e mais adaptável às mudanças do mercado.
  1. Desenvolvimento e aprendizagem: Os jovens podem aprender com o conhecimento e sabedoria adquiridos ao longo dos anos pelos profissionais mais experientes, enquanto os seniores podem também aprender por exemplo sobre novas tecnologias com os mais jovens.
  1. Retenção de talento: Ao estabelecer um ambiente inclusivo e potenciando o desenvolvimento, a empresa está a reter talentos de diferentes gerações e a evitar a rotatividade excessiva.


Não é simples e evidentemente haverá aspetos que têm de ser tomados em atenção na gestão da intergeracionalidade dentro das organizações, tal como noutras situações  haverá:

 

– Conflitos: Diferentes valores, prioridades, estilos de comunicação e expectativas podem provocar conflitos, dificultando a colaboração e a harmonia no local de trabalho.

– Dificuldades na adaptação: Algumas pessoas podem ser mais resistentes às mudanças e ter dificuldades em se adaptar a diferentes formas de trabalhar , o que pode gerar desentendimentos.

– Preconceitos e estereótipos: As relações entre diferentes pessoas podem ser prejudicadas por viés de idade, ou qualquer outro estereótipo e preconceito, levando a uma diminuição na produtividade e no espírito de cooperação.

 

Na verdade a intergeracionalidade é só mais uma dimensão da diversidade e da inclusão que pretendemos ter na nossa sociedade e nesse sentido há ainda barreiras que temos de vencer.

Para as nossas empresas não há outra forma de crescer:  temos de capitalizar e aproveitar as competências que existem no mercado, sem preconceito.

 

Venha conhecer mais sobre a dNovo em www.dnovo.pt como profissional ou como recrutador.

Contacte-nos através do mail: info@dnovo.pt