fbpx

Living Lab Cities – All in one: Aquela ideia ou projeto que mudou o rumo da História

Bruno Brites, Advisory Board Member do Living Lab Cities

26 FEVEREIRO, 2023

Portugal é uma caixinha de surpresas, quantas vezes não ficamos surpreendidos com determinada informação?

Ao longo dos tempos os Municípios têm redescoberto e reinventado a sua história, “explorando” estrategicamente as suas potencialidades, recursos naturais, culturais e fomentando oportunidades para se diferenciarem, de forma a surgirem no mapa como um concelho atrativo para habitar, para investir ou para a realização de atividades lúdicas de cariz turístico.

Por vezes, uma decisão muda o rumo da história. A criatividade não tem limites e a sociedade em constante evolução precisa de respostas inovadoras e sustentáveis adaptadas ao presente mas a pensar no futuro.

A Rede do Empresário pretende disponibilizar toda a informação, oferta e procura de produtos e serviços, num único local, assim como as mais recentes atualizações e ainda, outras oportunidades emergentes. É através desta plataforma digital internacional que queremos disponibilizar aos nossos parceiros um serviço excecional de benchmarking colaborativo, promover networking, eventos e prestar apoio a estratégias, potencializando o seu negócio ou neste caso concreto o desenvolvimento de regiões.

A rede do empresário está estruturada em 10 sub-redes ou seja Business and Science Network’s (BSNs) sobre as megatendências atuais, conduzindo à criação de um ecossistema global que integra as seguintes áreas: SmartCities, Educação e Formação, Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, Turismo e Enoturismo, Inovação e Tecnologia, Economia Azul, Sector Automóvel, Sector Alimentar, Humanitário, Direitos Humanos e Reconciliação, Cultura.

As BSNs integram grupos de trabalho colaborativos com a finalidade de operacionalizar a colaboração e promover o diálogo entre a indústria, as Universidades, os Centros de Investigação, o Governo e os Municípios, através de projetos conjuntos em que partilham conhecimento, desenvolvem projetos e realizam atividades e iniciativas ao longo do ano.

O Living Lab Cities é uma sub-rede que engloba todas as BSNs, permite que as cidades e vilas através das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia, possam expressar as suas opiniões, partilhar as suas boas práticas, assim como partilhar as dificuldades sentidas na sua área geográfica, com o intuito de encontrar apoio para solucionar as mesmas. No Living Lab Cities estes órgãos do Poder Local podem fazer parte de um ou mais grupos de trabalho (BSNs), contribuindo para o seu desenvolvimento, através da identificação de estudos de investigação que possam integrar, apoios a candidaturas nacionais e internacionais, participação em projetos europeus, participação na Revista Digital das BSN`s ou frequência de cursos/ workshops na Academia Digital de Negócios.

O Living Lab Cities permite ainda que os municípios aumentem a sua visibilidade nacional e internacionalmente, potenciem Networking, experiências e que promovam as potencialidades da área geográfica que administram.

É a oportunidade ideal de cooperar, para fazer parte da solução que mudou o rumo da história!