fbpx

A importância da cooperação no desenvolvimento de uma região

Bruno Brites, Advisory Board Member do Living Lab Cities

18 FEVEREIRO, 2023

A nossa sociedade é o produto da interação entre as entidades e instituições públicas e privadas com a população em geral.

O desenvolvimento de uma região é diretamente proporcional ao sucesso do diálogo e da produtividade dos agentes da sociedade. Em inúmeros casos, o desenvolvimento de uma região e consequente melhoria da qualidade de vida da população, é fruto de parcerias. O impensável por vezes é alcançável através de uma união de esforços. É certo que pode ou não resultar, mas mesmo que não resulte podemos sempre aprender com os erros e numa próxima oportunidade decerto que não voltamos a cometer o mesmo erro, também é verdade que podemos cometer outros, mas se pensarmos de forma “desajustada do normal”, não erramos, mas sim, aprendemos inúmeras formas de como não resulta e essa busca incessante, vai levar-nos a alcançar o impensável, a atingir o sucesso da parceria.

Vejamos o caso prático da Pandemia, uniram-se esforços entre a comunidade científica a nível mundial, empresas privadas, governo e as autarquias, o que nos fez ver aquilo que todos pensavam ser impossível, isto é, percebemos que a cooperação mundial pela humanidade não é uma utopia, basta o Homem desprovido de interesses, ativar todos os meios que tem ao seu dispor para que seja possível.

Esta visão leva-nos a querer mais… mais desenvolvimento… mais inovação… mais evolução… União e Cooperação são sinónimos de mais e melhor, por uma região, pela humanidade e pelo mundo!

O Poder Local tem a capacidade e responsabilidade de traçar o plano estratégico que vise a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos. O rumo de um município é decidido pela autarquia, esta representa as populações perante o Estado, sente os seus problemas e as suas necessidades. O Rumo traçado aliado à Cooperação, resultará em desenvolvimento e consequentemente do mesmo advirá novas soluções, inovação e evolução.

Neste contexto, a Rede do Empresário tem como missão colocar os agentes da sociedade em contacto para que nesta interação haja uma partilha de ideias e de boas práticas, para que as dificuldades sentidas consigam ser ultrapassadas com o contributo de todos.

O “Living Lab Cities” pretende aproximar cidades, indústrias, instituições de ensino, centros de investigação e cidadãos, com o objetivo de incentivar a execução de projetos integrados de cooperação, que envolvam parceiros internacionais, nacionais e locais, de forma a apostar no desenvolvimento local, das populações e das regiões envolvidas. Faculta a diversidade e o intercâmbio cultural, social, económico e empresarial, desenvolvendo ações de aproximação entre os agentes, através da organização/realização de eventos, debates, palestras, workshops, com oradores nacionais e internacionais, assim como outras iniciativas propostas.