fbpx

Os desafios da Inteligência Artificial e os Direitos Humanos

Pedro Loupa, Head of BSN Humanitarian, Human Rights and Reconciliation

3 FEVEREIRO, 2023

Um dos temas que mais atenção iremos dar em relação aos direitos humanos e a tecnologia, será a Inteligência Artificial (IA).

Existem aspectos em relação à privacidade e a discriminação que não estão claros. Como podemos efetivamente auditar a forma como a mesma IA utiliza os conteúdos, depende muito da forma como foi desenhada. A tecnologia sempre pode ser usada para o bem ou para manipular.

Neste artigo que partilhamos aqui da LawFare se abre um excelente debate sobre como não é apenas a discriminação e a privacidade os únicos direitos fundamentais afetados pela IA, existem muitos outros, como a liberdade de expressão, e de associação e a própria liberdade de apenas ser.

A pergunta que se pode fazer neste momento seria, de que forma um algoritmo de IA pode influenciar ou impactar nas nossas vidas e em especial em cada um de nós como Seres Humanos?

Recomendamos a vossa leitura de este artigo para poderem ir mais profundamente nas temáticas que vamos lançar sobre a IA a partir do BSN Humanitarian, Human Rights and Reconciliation na nossa agenda de 2023.