fbpx

WorldImpact: A nossa estratégia de Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Afonso Arnaldo, Corporate Responsibility & Sustainability Officer da Deloitte Portugal

1 FEVEREIRO, 2023

O WorldImpact é a nossa estratégia de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, através da qual são desenvolvidas iniciativas que têm como base 4 pilares

Na Deloitte, acreditamos que temos a responsabilidade de liderar o caminho para os desafios cada vez mais complexos que a sociedade enfrenta através da criação de um impacto significativo em toda a sua esfera de influência: clientes, colaboradores, fornecedores e comunidade, criando um mundo mais equitativo e sustentável.

O WorldImpact é a nossa estratégia de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, através da qual são desenvolvidas iniciativas que têm como base 4 pilares: WorldClimate (ambiente), WorldClass (educação), All In (inclusão e diversidade) e Impact Every Day (intervenção social).

Tendo como objetivo ser net-zero em 2030 de acordo com o compromisso assumido com o SBTi, a Deloitte tem vindo a implementar vários projetos com impacto ambiental, nomeadamente:

Plano de eficiência energética
Desde agosto de 2022 em todos os edifícios da Deloitte, a energia consumida é 100% verde (proveniente de fontes renováveis). Na empresa apenas são utilizadas lâmpadas LED e foi implementado um sistema de domótica que desliga as luzes ao fim de algum tempo sem movimento.

Utilização de materiais sustentáveis e redução de plástico
A Deloitte tem vindo a apostar no mobiliário sustentável, como cortiça e mobiliário feito através de materiais reciclados. As mochilas dos PCs são parcialmente produzidas a partir de materiais reciclados. Também eliminou o plástico de utilização única nos edifícios, nomeadamente utilizando jarros e copos de vidro, assim como garrafas reutilizáveis pelos colaboradores.

Transição dos combustíveis fósseis para viaturas elétricas
Está implementada atualmente uma política de transição de viaturas que utilizam combustíveis fósseis para viaturas totalmente elétricas ou, no mínimo, elétricas plug-in (a partir de 2025 já não será possível comprar viaturas de serviço a gasolina ou gasóleo).


A Deloitte tem ainda uma política de compensação de todas as suas emissões scope 1, scope 2 e de parte representativa de scope 3 (com progressiva inclusão de todo o scope 3).

Globalmente, a Deloitte tem como objetivo impactar a vida de 100 milhões de pessoas em todo o mundo até 2030. De forma a conseguir este ambicioso objetivo, têm vindo a ser desenvolvidos localmente vários programas ligados à educação, empregabilidade, empreendedorismo e intervenção social, com destaque para dois programas locais:

PACT Fund: Um dos mais impactantes programas de apoio a projetos de instituições do 3º sector naqueles setores. Trata-se de um programa anual, atualmente na 9ª edição. Nas 8 edições anteriores já foram impactados mais de 26.000 beneficiários e investidos mais de 1 milhão de euros.

Brightstart: Um programa com abrangência nacional que integra vários Politécnicos do país, através do qual os alunos selecionados têm as propinas asseguradas pela Deloitte durante a participação no programa (normalmente de 4 anos) e, adicionalmente, serão remunerados com uma bolsa mensal pela sua participação nos projetos da firma (enquanto fazem a sua licenciatura).

Voluntariado social, em projetos vários de intervenção social. A partir de setembro deste ano foi disponibilizado a todos os profissionais a utilização de 1 dia de trabalho pago, por ano fiscal, para participação em ações de voluntariado.


A sensibilização das nossas pessoas para a adoção de comportamentos mais sustentáveis e o reforço da importância de serem cidadãos ativos na comunidade em que estão inseridos é também um dos focos da Deloitte, sendo desenvolvidas várias ações neste âmbito, como formação e promoção de ações de voluntariado corporativo e o incentivo ao voluntariado individual.

A Deloitte Global continua empenhada em apoiar o Pacto Global da ONU e dar o seu contributo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, considerando que tem um impacto mais relevante nos ODS 4 (Educação de qualidade), ODS 5 (Igualdade de género), ODS 8 (Trabalho digno e crescimento económico), ODS 10 (Reduzir as desigualdades), ODS 13 (Ação climática) e ODS 17 (Parcerias para a implementação dos objetivos).