fbpx

Nasceu em Portugal o novo ecossistema para Sustentabilidade

Luis Roberto, Head of Sustainability and Corporate Responsibility

12 OUTUBRO, 2022

O ano de 2022, foi marcado pelo lançamento em outubro, do novo ecossistema para a Sustentabilidade em Portugal

Promovido pela Rede do Empresário, o Business & Science Network – Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, é o ecossistema entre empresas de diferentes sectores de atividade, organizações para o desenvolvimento sustentável, academia, administração publica, economia social e empreendedores sociais, tendo como propósito estabelecer linhas orientadoras para os diferentes sectores da indústria, fomentando a  interação e a participação ativa de forma integrada, para a transformação estratégica rumo a uma Europa Sustentável 2030.

Fundado por 26 entidades oriundas dos diferentes sectores da economia, o BSN pretende ser um polo de informação e consciencialização para toda a sociedade portuguesa, sobre a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, do European Green Deal, e das prioridades definidas pelo Estado Português para a implementação das metas.

O ano de 2023 que agora se inicia, vai continuar a ser marcado por transformações e incertezas constantes, em resultado da pandemia, da invasão da Ucrânia e da crise económica mundial.

A Europa e os países membros vão continuar na prospeção de soluções para reduzir a dependência energética da Rússia, e as sansões impostas pela União Europeia e Estados Unidos, continuarão a ter repercussões nos principais setores de atividade, nas importações, exportações e na economia global.

No plano humanitário, mais de 6 milhões de pessoas já fugiram do país de Zelenski, tornando-se no maior fluxo de refugiados desde a 2ª guerra mundial.

Segundo a ONU mais de 4 milhões de pessoas vão ser empurradas para a pobreza extrema, sendo as mulheres e os jovens os mais afetados.

Portugal atinge já os 1,9 milhões de cidadãos em situação de pobreza, tendo em conta os apoios sociais, e as piores previsões apontam para que o nosso país seja ultrapassado pela Roménia, no PIB per “capita” em 2024.

Pela primeira vez desde 2019, que se verifica uma estagnação no progresso da sustentabilidade na Europa.

O caminho é longo, e é tempo de acelerar para recuperarmos o tempo perdido.

Importa ter a consciência, que o número de pessoas afetadas pela fome aumentou para cerca de 828 milhões de pessoas e nos dias de hoje, 258 milhões de crianças em todo o mundo não têm acesso ao ensino.

Em 11 países em desenvolvimento, 20% dos alunos do quarto ano não têm manuais, e nos Camarões, há apenas um livro de leitura para cada 12 alunos no segundo ano de escolaridade.

A União Europeia anunciou no COP27 realizado em novembro passado, elevar as suas ambições climáticas e atingir a redução de emissões de gases com efeito de estufa em 57% até 2030.

Um passo importante para atingirmos os objetivos, é promover parcerias, e com elas, desenvolver novas formas de inovação capazes de suportar práticas de sustentabilidade, com ganhos de eficiência e produtividade.

Os novos critérios ESG vêm obrigar as empresas a serem mais transparentes na forma como abordam a sustentabilidade, tornando-se em indicadores vitais para a solidez da sua reputação e para o sucesso do negócio a médio e a longo prazo

É por isso que o compromisso do BSN, enquanto ecossistema para a sustentabilidade, é o de fazer congregar   os esforços das empresas, organizações, academia, estado e cidadãos, numa resposta coletiva aos desafios globais da sustentabilidade, através do envolvimento, da interação e da partilha de boas práticas entre todos.

Queremos ser um stakeholder de referência nacional e internacional para a sustentabilidade, e agente impulsionador da necessidade e da vontade para trabalharmos em conjunto, na implementação de projetos estratégicos comuns, para um Portugal e uma Europa sustentáveis.

A newsletter que hoje mesmo vos enviamos, é o primeiríssimo passo da nossa agenda 2023, pretendendo ser o canal de comunicação mensal e um espaço de partilha de experiências, de notícias e de boas práticas, entre todos e para todos.