fbpx

BUSINESS AND SCIENCE NETWORK

Sustainability and Corporate Responsibility

BUSINESS AND SCIENCE NETWORK

Sustainability and Corporate Responsibility

WHAT IT IS

A global platform for collaboration between stakeholders in strategic transformation towards a Sustainable Europe 2030

An ecosystem between companies, organizations, academia, government entities, social economy and social entrepreneurs

Promote interaction and active participation in the strategic transformation of sectors towards a Sustainable Europe 2030

Develop dialogue between the public and private sector, and explore new models and approaches to sustainable development issues

Sharing academic knowledge, good practices, forums , training and consultancy, research and impact studies within Portugal and the Euro zone

Luís Roberto

DINAMIZADO POR

Luis Roberto holds a degree in Computer Engineering (ISEL), a Post-Graduation in Information and Management Systems (Laureat University) and the Program of Senior Management and Companies – PADE (AESE Business School). He completed his training in the areas of Leadership, Management and Communication in the United Kingdom, Spain and Belgium.

He held several executive jobs at BP Portugal, a company where he developed his professional career over 20 years, in different countries. In recent years, Luis Roberto was the Communication Director and accountable for the Social Responsibility and Sustainability policies of the multinational. In the last decade, he was Vice-President of GRACE-Responsible Companies, and representative of the business association at CSR Europe.

Luis Roberto is Managing Partner of Comunicatorium, is Vice-President of APECOM – Portuguese Association of Communication Companies, is Chairman of the Supervisory Board of the BP Foundation, is a guest professor at ISCSP-Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas- Lisbon University, and Expert Matter of URBACT – Driving changes for better cities.

ORGANIZAÇÕES

Companies and public organizations that
do not start working on sustainability
from now on, will hardly have the place they seek in the near future.

DINAMIZADO POR

Luís Roberto

Luis Roberto é licenciado em Engenharia Informática e Computadores (ISEL) e com uma Pós-Gradução em Sistemas de Informação e Gestão (Laureat University). Completou a sua formação nas áreas de Leadership, Gestão e Comunicação no Reino Unido, Bélgica e Portugal, onde também concluíu o PADE – Programa de Alta Direção e Empresas (AESE Business School).

Exerceu diversas funções executivas na BP Portugal, empresa onde desenvolveu a sua carreira profissional ao longo de 20 anos em diferentes países, tendo sido responsável por programas estratégicos de transformação na área da mobilidade empresarial e negócio digital, da Med-Region.

Nos últimos anos, Luis Roberto foi Director de Comunicação e Relações Institucionais, e responsável pelas políticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Multinacional. Na última década, foi Vice-Presidente do GRACE-Empresas Responsáveis, e representante da associação empresarial no CSR Europe.

Luis Roberto é atualmente Managing Partner do Comunicatorium, é Presidente do Conselho Fiscal da Fundação BP, é docente convidado do ISCSP-Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, é especialista em Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, e Expert Matter da URBACT – Driving changes for better cities.

AGENDA

BSN Sustainability and Corporate Responsibility Official Launch

10 OUTUBRO, 2022
PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS
14h30

PRESENCIAL

Sustainability and Corporate Responsibility Conference

NOVEMBER, 2022

PRESENCIAL

BSN Sustainability and Corporate Responsibility Digital Magazine

DECEMBER, 2022

DIGITAL

GET IN TOUCH

Fale connosco para realizarmos o seu projeto de consultoria ou estudo

FAQs

As 15 mais perguntas mais frequentes

O BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa é um ecosistema entre as empresas de diferentes sectores de atividade, organizações para o desenvolvimento sustentável, academia, entidades governamentais, economia social e empreendedores sociais, fomentando a interação e a participação ativa de forma articulada, na transformação estratégica rumo a uma Europa Sustentável 2030.

O BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, tem como objetivos promover o diálogo entre o sector público e privado, a partilha do conhecimento e do saber académico, as boas práticas, foruns de debate, a investigação e estudos académicos de impacto, a formação, e a exploração de novos modelos e abordagens para as questões do desenvolvimento sustentável, oferecendo uma orientação abrangente sobre as expectativas de sustentabilidade para os diferentes sectores de atividade, dentro de Portugal e da zona Euro.

O BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa pretende responder de forma colectiva e estratégica, aos seguintes desafios:

  • As metas para os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Nações Unidas);

  • Europa Climate Neutral - European Green Deal;

  • As prioridades dos ODS definidas pelo Estado Português;

O BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa pretende dar uma resposta colectiva e estratégica aos desafios globais e dos diferentes sectores de atividade, a partir das experiências, dos contributos individuais, e do track record dos diferentes players da sociedade.

A convite da Rede do Empresário e do BSN Sustentabilidade e Reponsabilidade Corporativa, os membros fundadores - Empresas em representação do sector, as Organizações para o Desenvolvimento Sustentável, as Academias, as Entidades Governamentais, as Organizações da Economia Social e os Empreendedores Sociais. Os membros fundadores, podem em articulação com o BSN, incorporar outras empresas e ou organizações.

Aos membros do BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, são-lhe reconhecidos os seguintes requisitos:

  • Existência de políticas e track record de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, na gestão da sua atividade;

  • Atuação pelas melhores práticas no respeito pelo indivíduo, na redução das desigualdades sociais, nas regras anti-corrupção e na proteção dos recursos ambientais e culturais;

  • Relação de transparência com os seus stakeholders externos e internos

Os membros do BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, enquanto ecossistema, assumem o compromisso de:

  • Participar nas reuniões mensais do BSN;

  • Contribuir e acordar o plano de ações do BSN;

  • Participar nas atividades previstas no plano de ações do BSN;

  • Partilhar as boas práticas e insights que contribuam para os objetivos do BSN

Não existe custo para se ser membro do BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa.

As vantagens do membro do BSN Sustentabilidade e Reponsabilidade Corporativa são as seguintes:

  • Desenvolvimento de um campo de atuação conjunto e o reconhecimento do papel dos negócios, organizações e academia na agenda da sustentabilidade;

  • Participação em Ateliers sectorais para partilha de boas práticas;

  • Os membros do BSN desempenham um papel ativo na Conferência – o evento anual de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa;

  • Acesso a estudos científicos sobre sustentabilidade e responsabilidade corporativa;

  • Presença na revista Business & Science Network;

  • Comunicação das iniciativas do BSN e dos seus membros;

  • Os membros do BSN poderão beneficiar de tarifas preferenciais para serviços que podem fortalecer a integração da sustentabilidade em diferentes processos de negócio

Os membros do BSN poderão ter acesso à Rede do Empresário, que une mais de 7.000 PMES e Startups, com representação em Portugal, Brasil, Espanha e Ásia, mediante o pagamento anual de quota da Rede do Empresário.

Os membros do BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, têm acesso ao estudo científico de forma gratuita. Os membros do BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, poderão ter ainda acesso a estudos específicos e individuais (mediante proposta).

Os estudos científicos são produzidos pelo BSN e pelo ISCTE, em resposta às necessidades de diagnóstico dos membros do BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa.

Podem estar presentes na revista Business & Science Network, os membros convidados do BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, através de artigos de opinião e entrevistas, ou ainda espaços publicitários (mediante proposta).

Os membros fundadores do BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, são convidados a participar nos paineis de debate da Conferência Sustentabilidade 2022.

A Conferência Sustentabilidade 2022, será aberta a todas as entidades e individualidades convidados do BSN, e às empresas da Rede do Empresário.

O plano de ação do BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, para o corrente ano, prevê:

  • Kick-off do BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, e assinatura do acordo de compromisso – Setembro;

  • Conferência Sustentabilidade 2022 – Novembro;

  • Publicação da Revista Business & Science Network – Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa – Dezembro;

  • Definição do Plano de ação conjunta para 2023