fbpx

A gestão das pessoas numa PME: desafios e oportunidades!

Pedro Ramos, CEO da KEEPTALENT Portugal

28 FEVEREIRO, 2023

São extraordinárias as oportunidades que uma eficaz, correta e inovadora Gestão das Pessoas pode contribuir para o sucesso da equação Pessoas & Negócios da nossas PMEs.

Quando falamos da importância da Gestão de Recursos Humanos (eu prefiro chamar “Gestão de Pessoas”) nas PME, usualmente pensamos mais nos processos ou procedimentos mais administrativos e burocráticos da gestão das pessoas do que no que realmente importa nesta matéria.

Antes de mais… em Portugal, a grande maioria do nosso tecido empresarial são… Pequenas e Médias Empresas (PMEs), logo, deveríamos estar muito mais atentos aos desafios e oportunidades na Gestão das Pessoas nas nossas PME. Portanto, olhemos com atenção para os desafios desta Gestão de Pessoas…

Um dos grandes desafios tem a ver com a necessidade permanente de melhoria da produtividade, reduzir desperdícios e erros, aumentar a qualidade do serviço (e/ou produto) prestado aos clientes, e passar uma visão integrada de alinhamento com o mercado e com os seus clientes no que à satisfação das necessidades diz respeito.

A proximidade entre o topo da empresa e a base ou as bases, do universo dos colaboradores, é uma oportunidade incrível para melhorar os processos de comunicação aos mais diferentes níveis e, bem assim, alinhar todas as pessoas em torno da estratégia da empresa.

Numa PME é, aparentemente, mais fácil, cada colaborador compreender melhor o seu papel (ou o papel da sua função) para o todo da organização, numa visão mais integrada do papel de todos e de cada um no sucesso da organização.

Nessa sequência, existe aqui uma outra oportunidade no caso das PME… a proximidade com o cliente poderá causar – para bem ou para o mal – uma relação direta entre o sucesso e a qualidade do relacionamento com os clientes (estamos a falar de relações assentes em formas de comunicação efetiva) com os resultados ou sucesso no atingimento dos objetivos almejados.


A IMPORTÂNCIA DOS RH NAS PME
Ora, pelos desafios descritos acima, olhemos, sobretudo, para a oportunidades que existem numa eficaz gestão de recursos humanos (das Pessoas) nas PME…

Antes de mais, não faz sentido falar, desenhar e implementar estratégia organizacional sem envolver a Gestão das Pessoas. É com as Pessoas (os colaboradores, nas diferentes áreas) que as empresas focam e potenciam o negócio. Logo, gerir eficazmente as pessoas, implica trabalhar um forte alinhamento das Pessoas com a estratégia e o negócio das empresas. Esta é, porventura, a maior oportunidade que existe neste quadro.

Conhecer exatamente o que cada Pessoa pode agregar para o negócio, através de um assessment eficaz dos perfis e dos potenciais, é essencial. Desenhar modelos de Gestão de Performance e Desempenho que, realmente, integre o potencial humano da empresa, é muito importante.

Trabalhar a comunicação nos seus diferentes níveis, descrever e responsabilizar cada pessoa pelo seu contributo para o todo da organização, é essencial.

São muitos os desafios, mas sobretudo, são extraordinárias as oportunidades que uma eficaz, correta e inovadora Gestão das Pessoas pode contribuir para o sucesso da equação Pessoas & Negócios da nossas Pequenas e Médias Empresas.

A KEEPTALENT Portugal está, desta forma, atenta e de forma inovadora, ajuda a desenhar e implementar as melhores soluções mais adequadas a cada organização e a cada necessidade concreta, sempre com um foco no negócio e no retorno que cada ação pode agregar para os resultados das empresas.