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“A nossa Receita” - Grupo Portugália Restauração

Ana Lia de Mattos, Diretora de Responsabilidade Social Corporativa

25 JANEIRO, 2023

O Grupo Portugália Restauração assume como missão o bem-estar de quem faz a Portugália ser a Portugália: os seus colaboradores.

Não descuidando de todos os outros Stakeholders envolvidos, a nossa estratégia de Responsabilidade Social é primariamente interna, virada para o apoio dos nossos colaboradores, que frequentemente vêm de contextos socioculturais de grande vulnerabilidade, exigindo de nós uma responsabilidade maior na sua inclusão em contexto laboral.

A integração de públicos vulneráveis (famílias monoparentais, pessoas com baixa ou nenhuma escolaridade, migrantes, refugiados, entre outros) em contexto laboral, para além de ser essencial para garantir a operação do Grupo, promove a coesão das Equipas, a sua diversidade e multidisciplinariedade, bem como contribui para a dignidade humana e para a diminuição do risco de exclusão social destes públicos.

De forma a dar uma resposta ajustada às reais necessidades dos nossos colaboradores, é feita anualmente uma auscultação global a uma amostra significativa de colaboradores, em todos os restaurantes do Grupo espalhados pelo país, com questões-chave para compreender as suas vivências a nível profissional, bem como o contexto do respetivo Agregado Familiar. Este momento, face-to-face, permite estabelecer quais serão as prioridades da nossa intervenção para o ano seguinte e simultaneamente reforça a relação de proximidade que priorizamos com as nossas equipas.

São essas auscultações anuais, de diagnóstico, que norteiam a estratégia adotada pela Responsabilidade Social. Uma das principais conclusões a que chegámos, por exemplo, foi que os nossos colaboradores migrantes, a maioria das vezes, vêm para Portugal sem conhecer a sua realidade e forma de funcionar, desconhecendo o sistema de saúde, de ensino, de Segurança Social e carga fiscal, e até mesmo, do clima português, não trazendo consigo o vestuário adequado. Por estas razões, o Grupo assume como prioridade garantir apoio nesta fase de integração social, através do Gabinete de Apoio ao Migrante – efetivado através de uma parceria de longa data com o CEPAC (Centro Padre Alves Correia) – onde todas as questões relativas à imigração são atendidas por uma Assistente Social especializada na área. Esta parceria de excelência facilita a reagrupamento familiar, simplifica os complexos processos de acesso à documentação, explicita o funcionamento dos serviços públicos portugueses, entre outros.

Para além disso, gerimos uma Loja Social, onde gratuitamente os colaboradores podem obter peças de roupa, têxteis e utensílios para a casa, livros, brinquedos, pequenos móveis, entre outros produtos, que são doados também por colaboradores. Nesta ótica de Economia Circular, para além de assegurarmos o conforto das nossas equipas, contribuímos positivamente para um ciclo de vida alargado dos produtos, diminuindo o impacto que os resíduos têm no meio-ambiente, nomeadamente a nível da poluição que causam. Paralelamente, são promovidos hábitos de consumo sustentáveis. No caso de artigos de doação menos frequente que não estão disponíveis na loja social, é disponibilizada uma verba para a sua aquisição, sempre que os mesmos são necessários.

Salienta-se ainda a existência de um Gabinete de Saúde Mental, que remonta a 2017, após ter sido identificada uma enorme dificuldade de acesso a serviços de Saúde Mental em Portugal, quer devido às longas listas de espera no sistema público, quer por força dos elevados preços praticados pelos privados. Assim, surge uma avença mensal com um Consultório de Psicólogos externo, possibilitando o acesso gratuito aos nossos colaboradores que experienciem situações de ansiedade, depressão, luto, ou outras questões que requeiram apoio psicoterapêutico.

Estas respostas previnem o agravamento do estado da Saúde Mental dos nossos colaboradores, mitigando as suas consequências e potenciam o aumento do seu bem-estar.

Por fim, mas não menos importante, destaca-se o importante trabalhado realizado em rede e em parceria. A união entre o público, o privado, as organizações da Economia Social e a Academia, é o motor para mudança e defendemos que o trabalho em parceria é essencial. Desse modo, estabelecemos inúmeras parcerias, onde damos o nosso contributo de várias formas, com destaque para as seguintes: (i) a participação em grupos de trabalho e em programas de Desenvolvimento Comunitário; (ii) apoio a projetos comunitários nas nossas áreas de intervenção (iii) a confeção de refeições e oferta de almoços para públicos vulneráveis; (iv) a doação de artigos descontinuados da empresa; (v) a partilha de know-how e boas práticas com diferentes públicos e organizações; (vi) a cedência de espaço para eventos e reuniões de parceiros (entre outros).

Caso tenha interesse em conhecer melhor as nossas iniciativas e parcerias, pode visitar o site da Portugália Viva ou entrar em contacto connosco através do email responsabilidade.social@portugalia.pt.