fbpx

BSN – Humanitarian, Human Rights and Reconciliation para uma Humanidade Unida

Pedro Loupa, Head of BSN Humanitarian, Human Rights and Reconciliation

23 JANEIRO, 2023

Quando trato de encontrar o momento em que o BSN Humanitário, Direitos Humanos e Reconciliação surgiu, custa-me definir exatamente a origem.

Não existe como tal uma origem, mas é como se fosse um caminho que abre as portas a uma nova realidade. Tem espaços que surgem de uma planificação e estratégia clara, outros de várias sessões de brainstorming, mas este BSN nasce de uma visão que sempre esteve, de um sentir, de muitas inspirações de seres humanos maravilhosos que passaram e outros que seguem nas nossas vidas.

Tudo começa num filme da Netflix (Sérgio), que durante os últimos anos visualizei várias vezes, e que curiosamente cruzava muito com o que comecei a investigar na Colômbia (ano 2019) com a temática do post conflito, direitos humanos, e das consequências humanitárias de mais de 60 anos de guerra e em especial o processo de reconciliação.

E o filme transportou-me a um espaço onde quis conhecer melhor quem era realmente o Sérgio de Mello e que inspiração trouxe para esta humanidade.

Sérgio de Mello foi um diplomata brasileiro reconhecido por sua dedicação aos direitos humanos e trabalho em situações de conflito. Ele serviu como representante das Nações Unidas em vários países, incluindo Kosovo, Timor Leste e Iraque. Além disso, ele foi um defensor da reconciliação e um ativista humanitário, buscando sempre garantir assistência e proteção para as vítimas de conflitos armados. O seu legado foi uma das inspirações para a criação de este BSN e para todos aqueles que desenvolvem uma labor pela justiça e paz mundial.

Quando eu e a Teresa Cascais (CEO da Rede do Empresário) olhamos para o legado do Sérgio, percebemos que tínhamos que retomar este caminho e cruzar todos estes âmbitos dentro das organizações através da rede do empresário e dentro do ecossistema dos Business Science Networks (BSN). E aí surge este movimento que inclui :

A criação e promoção de uma plataforma humanitária inclusiva, colaborativa que desafia empreendedores e organizações a envolver-se nos desafios da nossa humanidade. Uma plataforma que enaltece o talento e as culturas perdidas.

Desafiar, conscientizar e envolver as organizações para atuarem nos processos de defesa dos direitos humanos, e a partir da sua própria ação empresarial nas suas cadeias de valor, atuar de forma consciente.

E a criação de um movimento de liderança consciente aberto a um diálogo inclusivo aos conflitos entre organizações e nos territórios.

Assim que também decidimos criar uma rede de embaixadores, que desde da sua experiência, sentir, envolvimento atual ou passado nas temáticas, possam ser um mais na criação deste movimento.

Sim, este BSN é um movimento, que inclui a todos os que realmente queiram contribuir, servir, sem qualquer condicionalismo ou descriminação ideológica, racial, cultural, religiosa ou de gênero.

No mês de Abril faremos o lançamento oficial do BSN (a confirmar brevemente), mas até lá convido-o a conhecer-nos melhor com os nossos planos e agenda, e se sentir que pode colaborar conscientemente, contacte-nos, queremos escutá-lo.

Para uma Humanidade Unida.